Conceito » Ecología » Catarinas (Joaninha)

Catarinas (Joaninha) - Conceito, o que é, Significado

Um dos insetos mais famosos e amorosos é a catarina ou joaninha. Pertence à família Coccinélida e sua popularidade se deve à sua aparência em especial, pois normalmente apresenta uma cor vermelha chamativa e algumas manchas (pontos) negras sobre suas conchas. Trata-se de um animal com todo tipo de denominações: vaquitas, cochuelas, chinitas, sanantonitas, tortolitas, entre outras.

Dados gerais

Esses insetos pertencem à mesma família que os escaravelhos coccinelídeos. Do ponto de vista da sua classificação zoológica, existem cerca de 6000 espécies, que são agrupadas em seis subfamílias. A catarina mais conhecida é a que possui sete manchas negras em sua parte posterior.

Sua alimentação está baseada em pulgas, pulgões, cochonilhas e ácaros. Deve-se ressaltar que algumas espécies destes insetos são canibais.

Estes animais praticam a hibernação, ou seja, durante o inverno permanecem em repouso debaixo das folhas e sobrevivem por causa da gordura armazenada em seu organismo.

Um fato curioso sobre este inseto está relacionado à sua longevidade, pois vivem de 180 dias a 3 anos, uma diferença muito incomum no reino animal

As catarinas nascem dos ovos, dos quais são depositados em grandes quantidades nas árvores (cada uma põe cerca de 50 ovos). Trata-se de um animal terrestre, mas que pode voar, uma vez que abaixo de sua concha existem asas. Os machos são menores que as fêmeas e de grosso modo são semelhantes ao tamanho de uma unha.

O fato de ter uma cor chamativa faz com que elas se tornem uma presa fácil para outros predadores. Para defender-se empregam uma estratégia particular: emitem um odor desagradável para que desta maneira consigam salvar-se de outras espécies. Outra característica impressionante é a potência do seu olfato, situado em suas patas.

Além das características zoológicas

Os seres humanos costumam dar um valor simbólico aos animais. No caso das catarinas, em países como Suíça ou Irã, a presença destes insetos é um sinal de boa sorte.

Estes insetos eram muito apreciados entre os agricultores da Idade Média. Esses acreditavam que as joaninhas foram enviadas pela Virgem Maria para proteger suas colheitas (esta crença popular tinha uma base científica, já que as catarinas se alimentavam das pragas que destroem aos cultivos).

Entre os menores este inseto de cores brilhantes é muito atraente e, por este motivo, em muitas histórias infantis, as joaninhas são apresentadas como seres simpáticos e divertidos.

Imagem: Fotolia. anjokan

Relacionados:

  1. Aranhas e a Aranha-violino
  2. Animal
  3. Zoologia
  4. Libélula
  5. Coleoptera
  6. Piolhos (Lêndeas)
  7. Asteroidea (estrela-do-mar)
  8. Moringa
  9. Artrópodes
  10. Híbrido (Biologia)