Se pensarmos em uma cadeia, podemos observar que todas as suas partes estão ligadas de maneira entrelaçada. Se extrapolarmos esta ideia ao mundo dos negócios, cada atividade realizada corresponde a uma cadeia. Em uma empresa existem várias cadeias: na produção, no designer, na contabilidade, na distribuição, na venda, etc. Cada uma delas cumpre um papel e todos em seu conjunto estão dirigidos para a eficiência e rentabilidade da empresa.
À medida que avançamos ao longo da cadeia de atividades de uma empresa aumenta o valor do produto para o consumidor. Daí vem o nome de cadeia de valor. Em poucas palavras, uma cadeia de valor significa que, quanto maior o número de atividades realizadas, maior será o valor do produto final.
O conjunto de atividades desenvolvidas para vender um produto ou prestar um serviço pode ser dividido em dois tipos: atividades primárias ou de linha e atividades de apoio ou suporte.
As primeiras são aquelas que estão diretamente relacionadas com a produção e comercialização de um produto ou serviço. Nesta seção podemos incluir a logística interna, que se refere à recepção e armazenagem de matérias-primas necessárias para elaborar um produto.
Por outro lado, as matérias-primas devem ser processadas para transformá-las em produto final. Outro aspecto da cadeia seria o marketing e as vendas, duas estratégias que divulgam um produto. Finalmente, as garantias, reparos e manutenção dos produtos estão incluídos na seção de serviços.
Em relação às atividades de apoio ou suporte, as mesmas não estão diretamente relacionadas com a produção e a comercialização, mas são imprescindíveis para garantir o bom funcionamento de uma empresa. As mais destacadas são as seguintes: a infraestrutura da secção de organização, a contabilidade, as finanças, a gestão de recursos humanos, o desenvolvimento de tecnologia e o item de inovação.
Depois de ver todas as partes de uma cadeia, é possível analisar a cadeia de valor de uma empresa. Para isso, devem-se pesquisar todas as partes para tentar corrigir possíveis falhas. Um dos objetivos deste tipo de análise pode ser a redução de custos, mas é importante que os recortes sejam realizados na parte mais adequada da cadeia. Em uma análise da cadeia de valor, podemos concluir que é aconselhável outsourcing, ou seja, a terceirização de certas atividades por parte de outras empresas.
Imagem: Fotolia. auremar
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jan., 2017). Conceito de Cadeia de Valor. Em https://conceitos.com/cadeia-de-valor/. São Paulo, Brasil.