Distribuidor - Conceito, o que é, Significado

O distribuidor é uma pessoa ou organização encarregada de vender um produto ou serviço. Geralmente, o distribuidor atua como intermediário entre o produtor e o consumidor.

Quem atua como distribuidor costuma estar em contato direto com os comerciantes, com a intenção de lhes passar informação sobre os bens e consumos destinados à venda

Por este motivo, o termo distribuidor é usado em alguns casos como sinônimo de representante. Em todo caso, sua principal função é informar sobre as características de um produto ou serviço, assim como realizar uma série de gestões e trâmites ligados a esta atividade (elaboração de pedidos, faturas, promoções, etc.).

As empresas comerciais que apresentam consideráveis volumes de produção necessitam de intermediários ou distribuidores que atuam em rede para promover e vender seus produtos. Dentro dos meios de comunicação, é comum que se anunciem as necessidades destes intermediários, como mostram certos anúncios neste sentido: “Procuro distribuidores de perfumes”.

As empresas dedicadas à distribuição enfrentam a pressão da concorrência, algo comum na economia de um mercado

Dois aspectos são fundamentais para este tipo de entidade: o ponto de venda e o inventário. Por outro lado, embora o distribuidor não se relacione diretamente com o consumidor, ele precisa conhecer quais são suas demandas a fim de satisfazer suas expectativas.

Os canais de distribuição tradicionais (por exemplo, o ponto de venda) tem se transformado com a nova realidade tecnológica. A grande vantagem é a agilidade no contato com o cliente, além da redução de custos; outro aspecto a ser considerado é a diminuição dos custos. O mundo da distribuição é um bom exemplo da revolução tecnológica que estamos vivendo. Os trâmites tradicionais, a documentação empregada e o controle do estoque são alguns dos aspectos que modificaram o quadro dos processos de distribuição.

A distribuição online oferece muitas vantage0ns aos consumidores tais como o imediatismo, o grande volume de informação e a possibilidade de estabelecer comparações rapidamente. Entretanto, há um setor da população (tanto os consumidores como os comerciantes), que preferem o contato direto e pessoal com um distribuidor tradicional.

Além das vantagens ou desvantagens e dos costumes da população, o fato é que a atividade comercial e todo o setor de distribuição se encontram em um novo paradigma. Algumas empresas combinam a venda ou a distribuição clássica com os procedimentos online, duas estratégias com o mesmo fim.

Imagem: iStock. kadmy

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: