Conceito de Asceticismo

A palavra grega asketés se refere à pessoa que se exercita física ou mentalmente para algum fim. Portanto, o asceticismo é a doutrina que propõe exercitar o espírito humano para fortalecê-lo.

Na linguagem cotidiana o asceticismo está associado à austeridade, neste sentido, o asceta é uma pessoa que renuncia os bens materiais, pois seu propósito vital está orientado na espiritualidade.

O asceticismo pode ser entendido do ponto de vista filosófico ou então através da visão religiosa.

O asceticismo filosófico

Para os gregos da antiguidade, o asceticismo se refere originariamente ao exercício físico dos atletas

Entretanto, esta ideia foi adotada à dimensão espiritual do indivíduo. Desta maneira, alguns filósofos defendiam a necessidade de treinar de corpo e alma para adquirir certos hábitos saudáveis. Os filósofos partidários do asceticismo entendem que o ser humano é sensível e pode sofrer com qualquer tipo de padecimento. Para que isso não lhe afete em excesso é conveniente exercitar-se com um treino mental e, sobretudo, com uns hábitos que fortaleçam seu caráter. Os filósofos cínicos praticam certo asceticismo, já que vivem com o mínimo possível e dependem apenas de si mesmos. Esta forma de viver tão austera e independente tem uma finalidade: não depender de ninguém e não ter a necessidade de precisar de ninguém.

O modelo ascético de alguns filósofos gregos, em especial os estoicos, epicuristas e cínicos, influenciou notavelmente os pensadores romanos como Sêneca, o cristianismo e algumas questões contemporâneas como o movimento hippie da década de 1960.

O filósofo asceta se exercita para aperfeiçoar sua vida terrena, enquanto que o asceta religioso se afasta do mundo porque seu propósito vital está projetado na vida eterna

Nas origens da tradição cristã, alguns crentes decidiram afastar-se da vida cotidiana e dedicar-se à vida contemporânea. Alguns fizeram por um motivo drástico, por exemplo, Simeão Estilita permaneceu durante 37 anos completamente sozinho sobre uma plataforma, já outros fundaram monastérios para levar uma vida entregue à oração e ao retiro espiritual. Em qualquer uma dessas versões, o asceta cristão busca Deus e para isso exercita sua alma com muita austeridade através da oração e realizando exercícios espirituais.

O asceticismo religioso não é exclusivo do cristianismo, já que outros nomes também praticam o budismo e o islamismo.

Imagem: Fotolia. Coka

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (out., 2016). Conceito de Asceticismo. Em https://conceitos.com/asceticismo/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2024. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre