Na grande maioria das doutrinas religiosas há um modelo organizacional com uma estrutura hierárquica. Este esquema é especialmente aplicável às religiões monoteístas, pois em todas elas há um deus todo-poderoso, um clero organizado e um grupo de fiéis.
Focando na Igreja Católica, a maior autoridade religiosa é o Papa ou Sumo Pontífice. Abaixo dele há uma série de cargos importantes: cardeais, arcebispos, bispos, sacerdotes e diáconos.
Este termo provém do grego, mais especificamente do vocábulo archiepiskopos (o prefixo arche significa primeiro e episkopos quer dizer o que supervisiona). Portanto, este membro da igreja tem a função de exercer a liderança entre os fiéis.
O bispo e o arcebispo são cargos similares, mas com algum aspecto diferenciador.
Enquanto o bispo é o principal responsável de uma diocese ou jurisdição eclesiástica, o arcebispo é aquele que exerce esta mesma função em uma diocese de maior relevância ou então por exercer suas funções em um território maior (por este motivo sua diocese é uma arquidiocese, da qual vem a ser a capital de uma província eclesiástica).
Quando um bispo é nomeado arcebispo recebe um título honorário, ou seja, uma distinção. Acima deste nível hierárquico estão os cardeais, que têm as seguintes funções: participar da escolha de um novo papa, colaborar no governo da igreja e aconselhar o Sumo Pontífice ao longo de seu mandato.
A partir da doutrina católica, em questão de fé, tanto o bispo como o arcebispo tem a assistência do Espírito Santo. Isto provém de uma realidade teológica e ao mesmo tempo histórica: os apóstolos que seguiram Jesus Cristo receberam o carisma da verdade. Pode-se afirmar que o clero católico exerce as mesmas funções que os apóstolos da época de Jesus Cristo.
Além das questões doutrinárias, ambos os cargos desempenham funções específicas:
1) explicam e ensinam os aspectos mais relevantes da fé católica aos fieis;
2) supervisionam a ação dos párocos;
3) supervisionam os ensinamentos nos seminários e nas diversas organizações educacionais;
4) realizam um seguimento das escrituras publicados em sua jurisdição;
5) exercem a autoridade máxima em uma diocese ou arquidiocese.
Tudo isso deve ser acompanhado de um comportamento exemplar baseado na caridade, humildade e santidade.
Imagens Fotolia: Robodread, Edvard Molnar
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (nov., 2018). Conceito de Arcebispo. Em https://conceitos.com/arcebispo/. São Paulo, Brasil.