Conceito » Saúde » Apitoxina

Apitoxina - Conceito, o que é, Significado

Todos os animais possuem algum mecanismo ou estratégia de defesa. No caso das abelhas, as mesmas se defendem através de uma substância venenosa, a apitoxina. Curiosamente, esta substância é usada na cura de algumas patologias.

A apiterapia é uma disciplina curativa utilizada nas colmeias das abelhas com foco medicinal

As abelhas fornecem mel e geleia real. Paralelamente, a picada desse inseto é utilizada desde a antiguidade para fins curativos. Neste sentido, os egípcios antigos e a tradição chinesa já utilizavam as abelhas para aliviar a dor. Da mesma forma, na medicina hipocrática, o mel era empregado como substância cicatrizante.

Por outro lado, as doenças reumáticas podem ser tratadas com apitoxina, uma vez que esta substância se trata de um potente anti-inflamatório e, ao mesmo tempo, ajuda a combater as doenças autoimunes. Esta substância venenosa serve também como analgésico natural.

Para obter a apitoxina é extraído o veneno da picada da abelha e pequena parte é usada para injetar na zona dolorida. Antes da injeção, é comum anestesiar a área com gelo para que a punção seja o menos dolorido possível. Para evitar qualquer risco, os terapeutas que utilizam esta técnica recomendam que seus pacientes façam um exame de alergia para comprovar se são alérgicos a esta substância.

A comunidade médica está comprometida com este tipo de tratamento

Os partidários da apiterapia afirmam que a picada das abelhas provoca uma inflamação no organismo e esta circunstância gera uma resposta do sistema imunológico para combater a inflamação. No entanto, este critério não é aceito pela medicina convencional, já que não há estudos rigorosos que demonstram os efeitos curativos da apitoxina.

Por último, os detratores deste procedimento consideram que seus possíveis riscos são maiores que os supostos benefícios.

As abelhas cumprem um papel relevante no equilíbrio dos ecossistemas e em nossa alimentação.

Se uma planta tem flores significa que uma abelha colaborou em seu processo de reprodução. Este fato nos faz lembrar uma realidade: as flores evoluíram graças às abelhas.

O organismo das abelhas está projetado para que o pólen das flores se junte a ele com perfeição. Em poucas palavras, estes insetos são imprescindíveis para a polinização das plantas.

Graças ao processo de polinização, são produzidos 70% das sementes, frutas e vegetais consumidos em todo o mundo.

Imagem Fotolia: thecriss

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: