Conceito » Religião » Anticristo

Anticristo - Conceito, o que é, Significado

Nas Escrituras Sagradas, mais especificamente na Primeira Epístola do apóstolo João, afirma-se que aquele que nega a Deus e a Jesus Cristo é um Anticristo. Segundo as palavras do apóstolo, há sempre pessoas que contradizem os ensinamentos de Jesus Cristo e dizem falsidades sobre Ele e sua doutrina. Estas pessoas também são consideradas anticristos.

Antes dessas declarações, o próprio Jesus Cristo se referia aos falsos profetas que dispunham de um discurso amável, mas que escondiam suas más intenções. Na Bíblia não há outra referência explícita à figura do Anticristo.

Diversas interpretações e teorias sobre a figura do Anticristo

No mundo antigo, entendia-se que o Anticristo era um demônio em forma humana que veio a Terra para enganar os homens.

Em alguns casos, esta figura está associada diretamente a alguns personagens reais, como os Zelotes, Nero, os Fariseus, Lutero, Calvino, Napoleão, Hitler ou Bin Laden. Há cristãos evangélicos que afirmam que o papa católico é o Anticristo, baseando-se na tese do livro do Apocalipse, onde a imagem do Papa aparece sobre a Marca da Fera no número 666, que para alguns representa o anticristo.

Consta uma teoria que relaciona o presidente Donald Trump ao Anticristo (a família do presidente comprou um edifício no número 666 da Quinta Avenida de Nova York)

De acordo com as profecias de Nostradamus, o Anticristo se chama Mabus e alguns dos seus intérpretes afirmam que esse nome (Mabus) corresponde ao presidente Obama (esta afirmação é baseada em uma análise filológica do nome completo do ex-presidente dos Estados Unidos).

Por outro lado, o filósofo alemão Friederich Nietzsche expôs suas críticas aos valores do cristianismo em sua famosa obra “O Anticristo”. Algumas dessas visões têm algo em comum: Satanás envia um falso profeta para enganar os homens e esse falso profeta é o Anticristo.

O que a Igreja Católica diz sobre o Anticristo?

A posição oficial dos católicos é a seguinte: todo aquele que se opõe ao verdadeiro Cristo é um Anticristo. Consequentemente, na doutrina católica, a figura do Anticristo não está vinculada ao livro do Apocalipse.

Do ponto de vista católico, os cristãos que se afastam do verdadeiro Cristo são aqueles que vivem no pecado ou que acreditam no poder de Satanás. Estes são os verdadeiros Anticristos. Em outras palavras, o Anticristo se identifica com qualquer manifestação maligna que pode levar à destruição do ser humano.

Imagem: Fotolia. Sid10

Relacionados:

  1. Anticristo 666
  2. Cristologia
  3. Exousia
  4. Epifania
  5. Trindade
  6. Arianismo
  7. Agnus Dei (Cordeiro de Deus)
  8. Messiânico
  9. Virgem Maria
  10. Páscoa (Cristianismo)