Cataclismo - Conceito, o que é, Significado

Existem diversas catástrofes naturais. Os furacões provocam a destruição através da intensidade do vento. Os terremotos podem devastar uma área como consequência dos movimentos internos da Terra. A lava de erupções vulcânicas destrói tudo o que estiver na sua frente. As chuvas torrenciais provocam enchentes e todo tipo de consequência nos territórios afetados. Todas estas catástrofes são consideradas cataclismos.

Neste sentido, o cataclismo se refere a toda situação que gera destruição e desilusão, normalmente acompanhada de vítimas e feridos, assim como uma série de consequências indesejáveis como a destruição do meio natural, cortes de luz, desmoronamentos, etc.

Quando a catástrofe afeta todo o planeta

Alguns fenômenos naturais são devastadores, mas à primeira vista e de maneira imediata não parecem. Isso é o que ocorre com o problema da camada de ozônio, um fenômeno da natureza provocado pela ação humana que pode ser considerado um autêntico cataclismo planetário.

O conceito cataclismo não se refere exclusivamente aos desastres naturais e a sua capacidade destruidora

Também pode referir-se a situações graves nas quais o conjunto da sociedade se encontra em uma situação dramática.

Seguem alguns exemplos de cataclismo social:

- A crise de 1929 teve sua origem com a queda da bolsa de Nova Iorque e desencadeou numa situação de pânico inicial, sendo que nos anos posteriores todo o planeta sofreu suas consequências: inflação, pobreza, desemprego, crise econômica, etc.

- A guerra civil da Síria, iniciada em 2011, teve como consequência deslocamentos em massa da população, campos de refugiados, problemas de fronteira, enfim, uma convulsão generalizada.

No mundo do esporte

Na linguagem do jornalismo esportivo, fala-se de cataclismo quando uma equipe ou um atleta sofre uma derrota que traz grande repercussão para o conjunto da sociedade. Por exemplo, o chamado “Maracanaço” que aconteceu na Copa do Mundo de Futebol disputado no Brasil em 1950.

Na final do campeonato, disputada no estádio do Maracanã, enfrentavam-se as seleções do Brasil e do Uruguai. Os brasileiros eram os favoritos, mas os uruguaios foram os vencedores. Esta derrota futebolística foi interpretada como um autêntico cataclismo nacional.

Imagem: Fotolia. Darla Hallmark

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: