Calzone - Conceito, o que é, Significado

O calzone é um prato tipicamente italiano, mais especificamente napolitano. O calzone é muito parecido com a pizza, uma vez que se trata da mesma massa utilizada na base da pizza. Sua aparência é similar a uma empanada.

Trata-se de um prato com várias denominações: calzone, pizza recheada, pizza calzone, entre outras. Para os napolitanos, é conhecida como panzerotto, cazzotto ou pizza frita.

Uma particularidade da pizza calzone

Embora a pizza tradicional e a pizza calzone sejam quase idênticas em muitos sentidos, especialmente nos ingredientes empregados, deve-se destacar que há pouca diferença entre os dois: o recheio da pizza calzone não se cozinha em um forno, já a pizza tradicional sim. Isto se deve porque o calzone é coberto e os ingredientes são cozidos sem a utilização do forno.

Principais ingredientes

Os ingredientes com os quais se recheia um calzone podem variar, mas os comuns são o queijo em suas diversas modalidades (por exemplo, a mussarela e a ricota), o presunto, a carne picada, as verduras, tomate e orégano. Estes ingredientes se combinam com a intenção de criar uma fusão de sabores e texturas.

Da mesma forma que a pizza tradicional, um dos segredos do calzone está na qualidade da massa: feita com farinha, água morna, fermento, sal e azeite de oliva.

O calzone chegou a América com a imigração italiana surgida no século XIX

A pizza calzone e a comida italiana em geral são pratos reconhecidos internacionalmente. Este fenômeno não se deve a uma campanha de marketing, mas está relacionado com a onda imigratória dos italianos, especialmente os do sul ao continente americano.

O sul da Itália no século XIX estava em profunda crise econômica e política. Este fato fez com que milhares de homens e mulheres procurassem um horizonte mais esperançoso fora do seu país. A maioria dos italianos escolheu dois destinos: Estados Unidos ou Argentina. A imigração italiana na Argentina teve influência muito significativa na cultura em geral e na gastronomia se mostra bem evidente.

Os argentinos são apaixonados pela pizza calzone, mas também herdaram dos italianos o molho de tomate, a pizza Margherita e a pizza canchera (esta última era assim chamada porque era vendida em sua origem próximo aos campos de futebol no bairro La Boca em Buenos Aires).

Imagem: Fotolia. Africa Studio

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: