Zoologia - Conceito, o que é, Significado

zoologiaA disciplina biológica que estuda os animais recebe o nome de zoologia. Este termo procede do grego “zoon” que significa animal e “logia” que quer dizer ciência ou estudo.

A diversidade do reino animal e sua classificação

Estima-se que na Terra há aproximadamente cinco milhões de espécies, das quais um milhão e meio pertencem ao reino animal

A grande variedade de espécies animais torna necessária uma ordem para dividir a zoologia em várias áreas. Assim, a paleontologia é uma das áreas que se refere aos animais existentes a milhares de anos, dos quais é possível estudar apenas seus restos mortais. A etologia é a disciplina que estuda o comportamento dos animais (padrões de conduta, sistema de comunicação, capacidade de aprendizagem, etc.). A distribuição dos animais do planeta é estudada através da zoogeografia. A estrutura das diferentes partes do corpo animal é abordada pela anatomia zoológica. E a histologia trata dos tecidos das espécies animais.

Obviamente, existe uma zoologia geral, que estuda os aspectos comuns das diferentes espécies (sua anatomia, fisiologia ou embriologia). Uma vez estudada a zoologia num sentido geral é possível entrar em outra área: a zoologia descritiva, disciplina que trata das semelhanças e diferenças entre as espécies.

A classificação dos animais é dividida em dois grandes grupos: invertebrados (que trata de 95% das espécies) e os vertebrados (animais com coluna vertebral).

A nomenclatura das espécies

Todos os animais têm uma denominação científica da qual é composta pelo conceito binomial de gênero e espécie. As duas palavras utilizadas vêm do latim e são escritas pela primeira palavra em maiúscula e a segunda em minúscula, além de serem em letra cursiva (por exemplo, Homo sapiens se refere ao ser humano como espécie animal). Esta modalidade de nomenclatura foi idealizada pelo naturalista sueco, do século XVIII, Carl Linneo e segue vigente na atualidade.

A classificação zoológica está baseada na árvore filogenética de uma espécie. Existem categorias hierárquicas que permitem classificar cada espécie e que vão do geral para o particular (determinado animal faz parte de um reino, assim como de uma classe, uma ordem, subordem, superfamília, família, gênero, espécie e finalmente uma subespécie).

Imagem: iStock. slpu9945

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: