Mastozoologia - Conceito, o que é, Significado

A zoologia está integrada dentro da biologia e foca o estudo dos animais em seu conjunto. No entanto, existem vários ramos específicos da zoologia e um deles é a mastozoologia. Como objeto de estudo está focada nos animais mamíferos.

A palavra mastozoologia foi usada pela primeira vez na França no século XIX. Os zoólogos franceses estabeleceram o termo mastozoologia, que consiste em três palavras de origem grega: mastos significa mama, zoon quer dizer animal e logia equivale a estudo.

Características gerais dos mamíferos

As características fisiológicas destes animais são as seguintes: possuem glândulas mamárias, os filhotes nascem do ventre de sua mãe, têm o pelo cobrindo seu corpo (exceto os mamíferos marinhos) e em relação às extremidades há uma vasta gama de possibilidades (os cachorros têm pernas, os morcegos têm asas e as baleias têm barbatanas).

Em relação à sua alimentação, existem os herbívoros (vaca ou cavalo), os carnívoros (leão) e os onívoros (chimpanzé e o homem).

Outra se duas características é a respiração pulmonar.

Quase todos os mamíferos se locomovem caminhando, mas há alguns que voam e outros que nadam, como as lontras e golfinhos.

Em sua maioria vivem na terra, embora existam os marinos. Podem suportar temperaturas bem variadas (o urso polar está adaptado para viver em temperaturas abaixo de zero e o camelo habita em regiões muito quentes). Alguns mamíferos podem viver tanto na água como na terra, como é o caso das focas.

A classificação da zoologia

A zoologia classifica os seres vivos e divide os animais em duas seções: a zoologia geral e a zoologia especial. A primeira inclui subáreas, como a morfologia, a fisiologia, a anatomia, a embriologia e a histologia. A segunda se refere à questão taxonômica, ou seja, a organização ou classificação dos animais a partir de uma divisão que vai do geral ao específico (reino animal, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie).

Os zoólogos também estudam os restos fósseis de animais que se tornaram extintos. Esta área é conhecida como paleozoologia. Por outro lado, a geozoologia estuda a relação dos animais com o seu ambiente geográfico.

Imagem: Fotolia. kasto

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: