Conceito » Filosofia » Trabalho Alienado

Trabalho Alienado - Conceito, o que é, Significado

O conceito alienação vem do latim alienatio, que significa tornar-se outro. Em outras palavras, uma pessoa é alienada quando se torna diferente do que é na realidade. Deve-se destacar que alienação e desatenção são termos usados como sinônimos. De qualquer forma, se aplicarmos essa ideia ao ambiente profissional nos deparará diante do trabalho alienado.

A ideia de trabalho alienado é um aspecto fundamental no marxismo

Segundo Marx a divisão do trabalho é a origem de três realidades sociais:

1) há uma distribuição desigual do trabalho e dos produtos criados;

2) aparece a propriedade privada;

3) surgem várias classes sociais.

As diferentes classes sociais geram o aparecimento da consciência de classe em cada grupo social (o trabalhador tem uma consciência de trabalho e o capitalista tem consciência burguesa). Isto significa que alguns exercem o comando e outros obedecem. Esta situação leva inevitavelmente a uma luta de classes.

Na sociedade capitalista há duas classes: a burguesia e o proletariado

Cada uma destas classes tem uma posição concreta em relação ao sistema de produção. Em outras palavras, o trabalhador se vende ao burguês em troca de um salário e o burguês se beneficia com o trabalho do empregado. O fato do proletariado não ser proprietário do que faz no trabalho provoca um desajuste profundo como ser humano e este descompasso é uma forma de alienação. Assim, o trabalho alienado gera miséria e infelicidade porque o trabalhador se sente alheio a sua própria atividade e porque não trabalha para satisfazer suas próprias necessidades, mas sim para que um sistema capitalista lhe pague um salário digno.

Por outro lado, o trabalho realizado no âmbito do capitalismo limita a liberdade e a felicidade individual. Além disso, os sistemas de produção capitalista são um obstáculo para a cooperação entre os trabalhadores, que são forçados a competir uns com os outros em um clima de hostilidade. Em suma, para Marx o trabalho alienado é uma forma de desumanização do homem e do conjunto da sociedade.

A crítica de Marx ao sistema capitalista se baseia no conceito de trabalho alienado

No sistema capitalista o trabalhador não é dono dos meios de produção. Sua energia e tempo pertencem a outro: ao capitalista burguês. Desta maneira, para que o ser humano deixe de viver alienado é necessário romper as cadeias que lhe oprimem e acabar com o sistema capitalista através de um processo revolucionário.

Segundo Marx, no modelo comunista não há classes sociais nem luta de classes, portanto, é possível superar o estado de alienação.

Imagem: Fotolia. Elnur

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: