Os amantes de EDM, as siglas que em inglês significam Electronic Dance Musica, sabem que a pequena cidade de Boom na Bélgica realiza anualmente um prestigioso festival, o Tomorrowland. Sua denominação obedece aos decorados inspirados na fantasia e nos seres mágicos.
O Tomorrowland é celebrado desde 2005 e recebe visitantes de todas as partes do mundo. As estrelas do evento são os DJ’s internacionais de primeiro nível. O logo do festival é o mago do Thunderdome e a empresa organizadora é a ID & T.
Os criadores deste macroevento da dance music são os irmãos Manu e Michiel Beers. Em suas primeiras edições, tratava-se de um festival local sem muitas pretensões, mas na quarta edição participaram mais de 100 dj’s e foi assistida por 50.000 pessoas. Em cada edição, os recordes de público são quebrados e, desde 2011, o evento tem duração de três dias. Além das atuações de dance house, EDM e techno em vários palcos e em um ambiente natural, o festival conta outros ingredientes: uma atrativa área de hospedagem (Dreamville), aplicativos móveis, uma ampla oferta gastronômica, os after movies e um espetacular Mainstage ou palco principal.
Os vizinhos de Boom acolhem o festival com uma recepção calorosa (o evento musical é uma propaganda perfeita para atrair turistas de todo o mundo para a Bélgica). O sucesso do Tomorrowland expressa um dado contundente: a página do Facebook de 2016 atingiu o número de 8 milhões de fãs.
Em cada edição o festival trata de um tema específico e os participantes se vestem conforme o mesmo (para a edição de 2018 foi escolhido um tema marinho: A História do Planaxis). Desde 2013 foi criada uma nova marca internacional, TomorrowWorld (a primeira edição foi realizada na cidade de Chattahoochee Hill, no estado da Geórgia, Estados Unidos, e os organizadores escolheram esta cidade por causa de suas semelhanças com a cidade belga de Boom). Os participantes do Tomorrowland são afortunados, já que os ingressos colocados à venda se esgotam em menos de uma hora.
A música eletrônica tem uma projeção global incontrolável. Entre os festivais mais reconhecidos se destacam o “Electric Daisy Carnival”, o “Global Gathering” e o “Holy Ship!” (este último é realiado a bordo de um cruzeiro que atravessa as águas do Caribe até alcançar à costa de duas ilhas privadas).
Imagens: Fotolia. Nicolas, Micromt
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (set., 2018). Conceito de Tomorrowland. Em https://conceitos.com/tomorrowland/. São Paulo, Brasil.