Conceito » Religião » Sacristia

Sacristia - Conceito, o que é, Significado

Nos templos católicos existe uma sala onde os sacerdotes guardam suas vestes, ornamentos, os livros necessários para a missa e outros objetos relacionados à liturgia. Esta sala está situada normalmente perto do altar e é conhecida como sacristia. Nesta dependência é muito comum a presença de um crucifixo ou de alguma imagem sagrada. Na entrada existe uma pia de água benta que simboliza o batismo.

O espaço da sacristia não faz parte do conjunto litúrgico. No entanto, esta dependência é importante, pois nela os sacerdotes se preparam antes do início da missa. Neste sentido, há uma grande mesa onde são colocados os ornamentos e uma série de gavetas que abriga os objetos utilizados no culto. O responsável por manter a sacristia em ordem é o sacristão.

O ofício do sacristão

Os sacristãos fazem parte da história do catolicismo. Trata-se de um ajudante do padre que pode ser um religioso ou um laico. Suas funções vão além da simples custódia. Como regra geral, o sacristão tem muitas tarefas: preparar o altar, acender as velas, enfeitar a igreja e colocar os microfones. Antes de iniciar a missa ajuda o sacerdote a vestir-se na sacristia e quando os fiéis deixam a igreja trata de fazer os preparativos para a próxima missa.

Antigamente, o sacristão era o responsável por tocar os sinos da igreja ou tocar o órgão. Tradicionalmente era um ofício muito humilde e aqueles que se dedicavam a isso viviam das doações dos fiéis. Atualmente, esta atividade já é profissionalizada.

As diferentes áreas de uma igreja

Do ponto de vista arquitetônico, a maioria das igrejas católicas são divididas nas seguintes partes:

1) o batistério é o lugar destinado à celebração do batismo;

2) a nave é o espaço destinado aos fiéis para que possam participar do culto;

3) o presbitério é o lugar sagrado onde os sacerdotes realizam os atos litúrgicos.

Principais elementos integrados à igreja

Além da sacristia já mencionada, em todas as igrejas existe um altar, uma cadeira presidencial, o ambão e o tabernáculo.

O altar é um lugar fixo onde se realiza a missa. Do ponto de vista simbólico representa a Cristo e por este motivo os sacerdotes beijam o altar no início e no final da missa.

Perto do altar se encontra um assento conhecido como cadeira presidencial. Simboliza a autoridade do sacerdote.

Próximo ao presbitério está o ambão, trata-se de uma plataforma elevada e estável onde o sacerdote se coloca para dirigir-se aos fiéis durante a homilia. De acordo com o tempo litúrgico, o ambão é coberto com um pano de cor.

O tabernáculo, também chamado de sacrário, é um baú onde são depositadas as espécies sagradas.

Imagem: Fotolia. ChiccoDodiFC

Relacionados:

  1. Água Benta
  2. Altar dos Mortos
  3. Cores Litúrgicas
  4. Domingo de Ramos
  5. Coroa do Advento
  6. Closet Moderno
  7. Tabernáculo
  8. Presbitério
  9. Metatron
  10. Canonização