Conceito » Esporte » Surf

Surf - Conceito, o que é, Significado

Se levarmos em conta que a água ocupa dois terços da superfície terrestre, é lógico que o ser humano idealize todo tipo de sistema para poder movimentar-se no meio aquático: canoas, lanchas, barcos, navios, entre outros. O surf não é um meio de transporte aquático, mas se trata de uma forma de diversão na qual os participantes deslizam sobre as ondas do mar próximo à orla.

Para praticar o surf é necessário obviamente uma prancha. A escolha de uma prancha ou outra depende do fluxo e das características das ondas e do peso dos surfistas. Suas medidas estão implícitas na própria prancha em pés e em polegadas. Para que a prancha deslize corretamente é necessário ter as medidas adequadas e determinada espessura.

As pranchas utilizadas por iniciantes neste esporte devem ser mais largas e com mais volume, pois desta maneira o surfista tem uma maior estabilidade

A maioria delas é fabricada com algum tipo de borracha para evitar colisões. Os atletas profissionais usam pranchas mais leves e feitas com fibra de vidro.

O importante em qualquer prancha é adaptá-la bem ao movimento das ondas e ser mais manobrável possível. As pranchas pontiagudas são ideais para que os surfistas possam fazer manobras precisas.

O desafio é ficar de pé sobre a prancha

Antes de começar a surfar na água, os iniciantes devem praticar os movimentos na prancha em terra firme. Neste sentido, é importante praticar exercícios de colocação dos pés, equilibrar adequadamente os pontos de apoio e permanecer com o tronco reto. Já na água, os principiantes devem praticar ficando em pé na prancha para ter uma posição correta e evitar cair na água.

Cultura do surf

Esta atividade, seja como vertente lúdica ou desportiva, tem sua própria dimensão cultural. Neste sentido, os surfistas têm seus fóruns de debate na rede, pintam e cuidam de suas pranchas, sobretudo, procuram locais adequados para encontrar a onda perfeita.

O surf teve início no Havaí como um passatempo entre os nativos. Neste arquipélago, havia o costume de deslizar sobre as ondas com uma prancha para ganhar o respeito do próximo.

O surf se tornou popular na década de 1930, na Califórnia, onde apareceram os primeiros clubes e campeonatos. Na década de 1970, inventaram as roupas de neopreno e a cultura surf se tornou um fenômeno global.

A partir das novas tecnologias, é possível fazer uma previsão das grandes ondas com uma semana de antecedência; este avanço significou uma autêntica revolução entre os surfistas.

Imagem: Fotolia. Jacob Lund

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: