Se levarmos em conta que a água ocupa dois terços da superfície terrestre, é lógico que o ser humano idealize todo tipo de sistema para poder movimentar-se no meio aquático: canoas, lanchas, barcos, navios, entre outros. O surf não é um meio de transporte aquático, mas se trata de uma forma de diversão na qual os participantes deslizam sobre as ondas do mar próximo à orla.
Para praticar o surf é necessário obviamente uma prancha. A escolha de uma prancha ou outra depende do fluxo e das características das ondas e do peso dos surfistas. Suas medidas estão implícitas na própria prancha em pés e em polegadas. Para que a prancha deslize corretamente é necessário ter as medidas adequadas e determinada espessura.
A maioria delas é fabricada com algum tipo de borracha para evitar colisões. Os atletas profissionais usam pranchas mais leves e feitas com fibra de vidro.
O importante em qualquer prancha é adaptá-la bem ao movimento das ondas e ser mais manobrável possível. As pranchas pontiagudas são ideais para que os surfistas possam fazer manobras precisas.
Antes de começar a surfar na água, os iniciantes devem praticar os movimentos na prancha em terra firme. Neste sentido, é importante praticar exercícios de colocação dos pés, equilibrar adequadamente os pontos de apoio e permanecer com o tronco reto. Já na água, os principiantes devem praticar ficando em pé na prancha para ter uma posição correta e evitar cair na água.
Esta atividade, seja como vertente lúdica ou desportiva, tem sua própria dimensão cultural. Neste sentido, os surfistas têm seus fóruns de debate na rede, pintam e cuidam de suas pranchas, sobretudo, procuram locais adequados para encontrar a onda perfeita.
O surf teve início no Havaí como um passatempo entre os nativos. Neste arquipélago, havia o costume de deslizar sobre as ondas com uma prancha para ganhar o respeito do próximo.
O surf se tornou popular na década de 1930, na Califórnia, onde apareceram os primeiros clubes e campeonatos. Na década de 1970, inventaram as roupas de neopreno e a cultura surf se tornou um fenômeno global.
A partir das novas tecnologias, é possível fazer uma previsão das grandes ondas com uma semana de antecedência; este avanço significou uma autêntica revolução entre os surfistas.
Imagem: Fotolia. Jacob Lund
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (maio., 2017). Conceito de Surf. Em https://conceitos.com/surf/. São Paulo, Brasil.