Os sentidos são os mecanismos fisiológicos que apresentam um ser humano para poder perceber situações ou elementos que fazem a vida puramente sensível. Estes são cinco, no entanto, seu estudo e a classificação se devem à contribuição de várias disciplinas como a psicologia cognitiva e a filosofia da percepção, entre as mais destacadas.
No sentido da visão é aquela que nos permite detectar a energia eletromagnética graças a visível luz que entra através do olho, e logo se envia um sinal ao cérebro para que assim, essa imagem passe a ser vista.
Logo temos o sentido do paladar que é aquele responsável pela distinção dos sabores que entram em nossa boca através dos alimentos que ingerimos.
Seguindo, encontramos o sentido da audição, que nos permite perceber as vibrações do meio que oscilam entre 20 e 20.000 Hz.
O tato é outro dos sentidos, em que é o órgão mais extenso e pesado do organismo, isto é, a pele, que interage com o mundo exterior. Graças ao tato, reconhecemos estímulos externos amistosos ou prejudiciais, assim como as variadas sensações, desde uma caricia até um trauma.
E finalmente o sentido do olfato, este é outro dos sentidos químicos junto com o paladar, porém a diferença deste que tem cinco receptores precisos de paladar, o olfato tem centenas de receptores olfativos. No homem, sua capacidade reduziu de forma notável, mas ainda trata do sentido com vias neurológicas mais rápidas e diretas.
No entanto, os sentidos que têm os seres humanos não são reduzidos unicamente a estes (de tipo fisiológico), mas também há outras variantes de sentidos que nos permitem realizar outro tipo de operações que não se limitam somente a questão sensível.
Assim, encontramos o sentido do equilíbrio, que é aquele que nos permite permanecer estáveis em um ponto determinado. Depois temos o sentido comum, que é aquele que nos permite conservar a prudência e o bom senso em certas situações. E por último está o sentido de humor, que é aquele que nos permite viver uma vida e tomar certas decisões de maneira mais leve.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (nov., 2013). Conceito de Sentidos (percepção). Em https://conceitos.com/sentidos-percepcao/. São Paulo, Brasil.