Sedução é uma palavra que usamos de modo habitual em nosso cotidiano em nossas conversas, no entanto, a mesma envolve a ação de seduzir e obter o resultado esperado do ato. Isto é, quem realiza esta ação, será capaz de provocar em outra pessoa certa emoção ou induzir que ela participe do ato. É assim que a sedução se encontra em estreita comunhão com a persuasão, porque o objetivo final de quem seduz será chamar à atenção, o olhar, a quem dirige a ação sedutora.
Vale ressaltar que a palavra sedução é usada predominantemente em um contexto sexual, uma vez que, quando uma pessoa, um homem, por exemplo, está interessado em uma mulher que o atrai sexualmente, ele coloca em prática várias ações de sedução para realizar seu desejo.
É importante salientar também que a palavra pode dar uma conotação positiva, como a recentemente mencionada da conquista, ou seja, estar orientada a um fim positivo, que é de chamar a atenção de quem você gosta, ou pelo contrário, negativa, no caso em que a ação da sedução é realizada com a missão de enganar alguém para assim convencê-la de que realize alguma ação ou atividade que tem por objetivo nenhuma finalidade santa.
E também a palavra sedução se refere ao encantamento, à atração que uma coisa ou um indivíduo provocam em outra pessoa, e assim tornando-se um objeto de desejo e de afeto. Em algumas situações, este deslumbramento pode superar os limites da normalidade e dar origem a obsessão de um indivíduo com esse objeto ou pessoa de seu desejo ou afeição.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (nov., 2013). Conceito de Sedução. Em https://conceitos.com/seducao/. São Paulo, Brasil.