Ninjutsu - Conceito, o que é, Significado

O ninjutsu é uma arte marcial japonesa que não tem um caráter esportivo ou competitivo, já que é um conjunto de técnicas de combate utilizado antigamente no confronto militar.

Caracteriza-se pela ampla gama de habilidades: técnicas de golpes com as mãos, manipulação de varas, lanças e dardos, uso de explosivos e venenos, conhecimentos da meteorologia e da geografia, estratégias de espionagem e métodos de camuflagem. Os praticantes da arte do ninjutsu foram os ilustres guerreiros ninjas.

Enquanto os samurais se comportavam seguindo um rígido código de honra ou bushido, os ninjas eram especialistas na guerra suja

Na Idade Média, os chamados senhores da guerra ou Daimiô mantiveram constantes disputas territoriais. Neste contexto, os guerreiros de elite mais valorados eram os samurais, que se caracterizavam por sua habilidade no combate e por seu estrito código de honra que lhes impedia praticar qualquer tipo de jogo sujo. Nas classes populares, surgiu outro tipo de guerreiros totalmente diferentes: os ninjas. Para um ninja não existem regras morais que devem ser respeitadas, pois o importante é vencer o inimigo a qualquer preço.

Além de suas habilidades no ninjutsu, sabem como infiltrar-se nas facções do inimigo, manipular informação e camuflar-se. Pode-se dizer que são guerreiros e espiões ao mesmo tempo. Nas facções ninja também havia guerreiras e eram conhecidas como kunoichis. Seu treinamento focava o conhecimento das técnicas de espionagem e a preparação de venenos, uma vez que se entendia que a sedução e a beleza feminina combinadas com algum tipo de conhecimento poderiam ser armas letais para a guerra.

Entre os séculos XVII e XIX, as autoridades japonesas deixaram de utilizar os ninjas como soldados altamente qualificados e o ninjutsu se tornou uma atividade clandestina e secreta. No entanto, durante a Segunda Guerra Mundial esta arte marcial se recuperou e foi utilizada no treinamento das tropas de elite. No mundo ocidental, os guerreiros ninjas começaram a ser conhecidos na década de 1960 e finalmente se tornaram personagens de ficção para a indústria de Hollywood.

No Japão existem escolas de ninjutsu e são conhecidas pelo nome de Bujinkan

As técnicas ancestrais de ninjutsu empregadas pelos ninjas se adaptaram aos tempos de paz. Nas escolas Bujinkan japonesas, a arte marcial ninjutsu é entendida como um treinamento físico e mental destinado à autoproteção e ao autocontrole.

Nas escolas Bujinkan outras artes marciais tradicionais do Japão também são praticadas, como o judô, o kendo e algumas modalidades relacionadas às técnicas militares de combate. No entanto, não há competições convencionais entre os praticantes. O fundador das escolas Bujinkan é o Grande Mestre Masaaki Hatsumi, um profundo conhecedor da verdadeira história dos ninjas.

Imagem: Fotolia. Esenin

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: