A abreviatura RP quer dizer Relações Públicas e significa o departamento de uma empresa ou a pessoa que tem a responsabilidade de comunicar-se com os clientes.
Na atualidade o termo RP é empregado com menos frequência, uma vez que com o surgimento da internet o conceito de comunicação tem mudado radicalmente. Os funcionários tradicionais de relações públicas têm outros competidores que realizam funções bem parecidas: a figura do community manager.
Há uma imagem simplificada do que é um profissional de Relações Púbicas, normalmente o mesmo está associado a uma atendente de congressos, pessoa que fica distribuindo folhetos e panfletos de boas-vindas ao cliente. Na realidade, o profissional deste setor tem funções mais amplas como a comunicação corporativa, o gerenciamento das mídias sociais, a gestão publicitária, etc. ao mesmo tempo, suas ferramentas se encontram em processo de transformação. Neste sentido, os profissionais de RP possuem conexões com o mundo do marketing e das redes sociais.
Os especialistas deste setor concordam sobre a importância do diálogo com o cliente que deve ser direto e em dupla direção através da empresa-cliente e ao inverso.
– O primeiro elemento a ser considerado pode ser resumido em uma simples ideia: deve-se saber o que realmente o cliente quer. Não só o que já se sabe, mas aquilo que é potencial e deve ser conhecido em todos os perfis de possíveis consumidores de uma empresa.
– É necessário adaptar-se às necessidades de cada cliente. Não é uma estratégia útil tratar todo mundo por igual, pois cada cliente possui características e interesse particulares, como também é preciso saber conectar-se com estes de modo eficaz e resolutivo.
– A comunicação é vital. O conceito de comunicação é transversal, mutável e tem vários planos. Por este motivo, o profissional de RP deve saber comunicar-se de várias para que sua mensagem seja efetiva.
– Em um mercado aberto e plural, o espírito competitivo é determinante. Deve-se conhecer a concorrência e tentar superá-la de alguma maneira através do preço, de um produto de qualidade ou de um bom serviço.
– Todas as estratégias das RP devem ser avaliadas, onde é necessário estabelecer sistemas de medição de objetivos. Trata-se de avaliar o que se faz para tentar melhorar.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jun., 2015). Conceito de RP (Relações Públicas). Em https://conceitos.com/rp-relacoes-publicas/. São Paulo, Brasil.