O conceito ressurreição é usado em nossa língua para referir a volta à vida de uma pessoa falecida, ou seja, alguém morto volta a viver mesmo após ter falecido. Por isso esta palavra significa o reviver de uma pessoa.
Vale destacar, neste sentido, que este termo é muito utilizado pela religião cristã para indicar justamente um acontecimento que marcou o antes e o depois na história da crença religiosa como é o caso da ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus.
Basicamente este acontecimento é considerado um ato de fé, ou seja, deve ser aceito como verdade absoluta pelos fiéis, sem discussões.
Em compensação, a partir da visão da ciência que a morte é algo irreversível na vida das pessoas, deve-se dizer que a ciência não aceita a possibilidade de uma pessoa reviver; isso é acreditado fielmente por religiões como o cristianismo.
De acordo com que a Bíblia relata e que o cristianismo se prontificou em difundir como um dos pilares que sustentam a religião, Jesus, o filho de Deus, encarnou entre nós e foi enviado por seu pai para salvar a todos do pecado original. Para isso teve que morrer de maneira cruel: crucificado em uma cruz após ser duramente castigado e flagelado pelas autoridades políticas daqueles tempos devido a sua atividade predicadora.
Três dias após a morte de Cristo ocorre o milagre anunciado: Jesus ressuscita e a partir desse dia começa a ser celebrada a Páscoa, uma das comemorações cristãs mais importantes junto com o Natal (nascimento de Jesus). Esse fato aconteceu num domingo e por isso é chamado Domingo de Páscoa. Nos dias anteriores, os cristãos se reúnem para comemorar os momentos difíceis que Cristo teve que passar antes de morrer e ressuscitar.
Por outro lado, a linguagem coloquial também costuma usar esta palavra no dia a dia que obviamente está ligada a sua referência original. Quando algo ou alguém recupera sua atualidade ou presença, costuma-se dizer que houve ressurreição. “A carreira de Gina está em plena ressurreição após anos sem êxitos”. “Estamos vivenciando a ressurreição dos antigos trajes de banho”.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jun., 2015). Conceito de Ressurreição. Em https://conceitos.com/ressurreicao/. São Paulo, Brasil.