Resíduos Sólidos - Conceito, o que é, Significado

A economia se baseia em um alto consumo por parte dos indivíduos, aqueles que vivem em sua maioria nos núcleos urbanos. Isso origina um volume significativo de desperdícios e lixo, ou seja, de resíduos sólidos.

Uma parte importante do lixo gerado nos lares possui elementos e substâncias que incorporam riscos à saúde humana e ao meio ambiente

Certos componentes são corrosivos e podem ocasionar infecções ou incorporar poluentes tóxicos ou inflamáveis. Os resíduos sólidos gerados emitem gases de efeito estufa e vão além do lixo originado nas residências. Na verdade, existem resíduos ou dejetos sólidos de tipo industrial, hospitalar, tóxico e radioativo.

Para minimizar as consequências do lixo criado nas diversas atividades humanas, os governos e as instituições devem promover infraestruturas destinadas à gestão de resíduos sólidos.

Fala-se de três medidas: reduzir, reutilizar e reciclar

A redução de resíduos sólidos significa que o volume de desperdício dos aterros sanitários tem que diminuir. Para isso, é necessário que os cidadãos colaborem reutilizando as embalagens e os diferentes materiais através dos contêineres habilitados próximos às suas residências. A reciclagem seria a última estratégia, onde em algumas plantas especializadas é realizada uma tarefa de compostagem e transformação.

O aterro sanitário como local de armazenamento de lixo é uma realidade com menos de 100 anos, pois até então não havia um sistema para tratar os resíduos

O aterro é uma solução parcial, já que a qualidade do solo pode deteriorar-se e é um sistema que consome muito território. Uma das alternativas é a incineração dos resíduos, sendo necessário incorporar sistemas de filtro para reduzir a emissão de dióxido de carbono expelido na atmosfera. Tanto os aterros como a incineração criaram a necessidade de reciclagem como resposta eficaz, ecológica e não poluente.

Para abordar os problemas relacionados aos resíduos sólidos, fala-se de uma gestão integral. Por um lado, a consciência cidadã é um dos principais fatores. Além disso, devem ser promovidas alternativas aos aterros tradicionais (em alguns países da América Latina se utiliza a palavra botadero). O transporte e a coleta de resíduos também fazem parte da gestão integral. Este tipo de estratégia precisa ser ativado de maneira local para que ao somar um conjunto de ações haja uma solução global.

Imagem: Fotolia. gigsuppajit

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: