Relação - Conceito, o que é, Significado

RelacaoO termo relação pode ter vários significados de acordo com o contexto que está inserido.

Na linguagem comum, na maioria dos casos, utiliza-se a palavra relação para se referir aos vínculos afetivos que acontecem entre os seres humanos, por exemplo, uma relação de casal ou de amizade.

Por outro lado, a relação é utilizada para mencionar a conexão que existe entre dois acontecimentos ou elementos entre si

Por exemplo: “Existe uma forte relação entre o nível de estudos de uma pessoa e o nível de sua renda”.

Da mesma forma, na área da literatura, a relação se refere à narração de um fato específico. No Brasil, a relação é usada para definir a convivência de um casal, ou seja, entre um homem e uma mulher.

Outros significados do termo relação são os seguintes: uma lista de pessoas ou produtos e os contatos com certas pessoas de poder e influência.

Relações públicas

As relações públicas são relacionamentos que ocorrem especialmente na área da comunicação e têm como objetivo melhorar a imagem ou o prestígio de uma pessoa ou entidade qualquer. Realiza-se através de uma variedade de ações planejadas estrategicamente que pretendem causar um impacto sobre aspectos abstratos, mas que valorizam a entidade, a filosofia, a imagem e a reputação.

Relação tóxica

Nos últimos tempos está em moda o uso do termo “relação tóxica”, este que se refere ao relacionamento de um casal onde seus membros estão longe de oferecer aspectos positivos a suas vidas. Eles se veem envolvidos em acontecimentos que lhes perturbam e danificam emocionalmente.

Uma das principais características destas relações tóxicas é que o desgaste emocional é muito forte, pois lutam contra a realidade do sofrimento diário tentando se convencer de que é possível salvar a relação.

Entre as razões que explicam este tipo de comportamento está a baixa autoestima e o acreditar em si de modo equivocado achando que é capaz de encontrar uma solução aos problemas, à dependência emocional, ao medo da solidão e da incerteza.

Em todo o caso, a única maneira de superar uma relação tóxica é trabalhar a autoestima e melhorar a comunicação do casal.

Imagem: iStock. gpointstudio

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: