Reiteração - Conceito, o que é, Significado

A reiteração é a forma substantiva do verbo reiterar que significa repetir algo. Este conceito pode ser aplicado tanto em palavras como em fatos.

A reiteração das palavras

Quando falamos ou escrevemos tentamos transmitir uma mensagem. Quando se quer que uma mensagem seja captada, muitas vezes recorremos à repetição de palavras. Assim, reiteramos para que não se esqueça, para deixar claro uma ideia ou para que o interlocutor aprenda algo.

Repetir algo não é bom nem mau, tudo depende do número de vezes que se repete. A reiteração excessiva é desnecessária e inclusive chata, mas quando se aplica de maneira moderada pode ser vista como benéfica. Quando uma pessoa tem o costume de dizer algo muitas vezes é possível que a outra diga “não seja reiterativo”, dando a entender que a repetição constante está desproporcional.

A partir desta perspectiva de comunicação, a reiteração é uma estratégia muito utilizada na publicidade. Por exemplo, um mesmo anúncio aparece mil vezes na televisão para gravar a marca na memória do consumidor.

A reiteração dos fatos

Na área jurídica, quando se comete um crime várias vezes seguidas há uma reiteração; isso passa a ser considerado algo grave perante a justiça. O criminoso que acumula um número elevado de ações ilegais é considerado um reincidente, assim diante da lei o mesmo deve ser punido com maior severidade.

A partir da perspectiva psiquiátrica, as condutas reiterativas são indícios de um comportamento maníaco (quando alguém faz algo de maneira compulsiva e descontrolada). De qualquer forma, a reiteração de um comportamento é sinal que há algum tipo de problema.

Reiteração como recurso literário

A anáfora é uma figura retórica que consiste precisamente na reiteração das palavras. O uso de anáforas é bastante comum na linguagem poética. Ao repetir uma ou várias palavras, o poeta deseja dar ritmo a seus versos, atribuindo certa cadência e proporcionando um efeito sonoro ou de significado.

A enumeração é outra figura retórica baseada na reiteração, pois consiste no acúmulo sucessivo de palavras com o propósito de criar uma sensação através da linguagem.

Imagem: iStock. Jodi Jacobson

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: