Conceito » Ciência » Micologia

Micologia - Conceito, o que é, Significado

Embora as diversas espécies de fungos e cogumelos tenham uma aparência semelhante aos vegetais, na realidade constituem um reino independente entre os seres vivos, o reino fungi. A disciplina que estuda estas espécies é denominada Micologia. Este termo vem do vocábulo grego mykes, que significa fungo e de logia que equivale à ciência ou conhecimento.

Características do Reino fungi

- Diferentemente dos vegetais, os fungos não podem produzir seu próprio alimento utilizando a luz do sol, consequentemente, não realizam a fotossíntese (as espécies do reino fungi se alimentam das espécies vegetais em decomposição e, portanto, são heterotróficas).

- Este reino tem algumas características mais próximas ao mundo dos animais. Assim, os fungos possuem mitocôndrias e não cloroplastos, por outro lado, suas paredes celulares possuem quitina (esta substância está presente também nos crustáceos e aracnídeos).

- Os fungos são formados por hifas. Estas unidades estruturais crescem e se ramificam, formando assim o micélio.

- Os fungos são classificados em dois grandes seres: os pluricelulares e os unicelulares (por exemplo, as leveduras). Por outro lado, estes organismos se apresentam tanto em nível microscópico como macroscópico.

- Quanto à distinção entre fungo e cogumelo, pode-se dizer que um fungo é como uma árvore cujos frutos são os cogumelos.

Relação com o homem

Quanto a sua relação com os seres humanos existem dois lados, as aplicações industriais (por exemplo, a produção de pão), mas alguns desses organismos são tóxicos e podem ser perigosos (a ingestão de certos fungos está relacionada a processos de infecção da mucosa e a casos de envenenamento).

Desde a antiguidade os cogumelos eram usados para o envenenamento dos inimigos. Um dos episódios mais ilustres foi o assassinato do imperador romano Cláudio no século I d. C (segundo o historiador Suetônio, a quarta esposa do imperador trocou os cogumelos amanitas caesareas por outros venenosos, os amanitas phalloides).

Os cogumelos são um produto cem por cento ecológicos. Há apaixonados que se dedicam à sua coleta em todo o mundo. Para que esta atividade seja realizada de maneira organizada, foram criados parques ecológicos para proteger a diversidade de espécies.

Os adeptos à micologia propagam seus conhecimentos através de um objetivo duplo: preservar as espécies e fazer com que o consumo de cogumelos não seja prejudicial à saúde.

Imagem Fotolia: Sinhyu

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: