Seguindo a trilha da etimologia é possível compreender o significado dos conceitos. Neste caso, trófica vem do grego trophos, que significa comida; e rede é aquilo que vincula diversas entidades. Consequentemente, a rede trófica é um conjunto de vínculos relacionados à alimentação.
Existem ecossistemas minúsculos (como um pequeno açude) ou gigantescos (como uma floresta tropical). Por outro lado, as plantas de qualquer ecossistema são aquelas que transformam a energia do sol em energia química. Este processo de transformação é a fotossíntese e permite que as plantas liberem oxigênio e assim os seres vivos possam respirar.
Desta maneira, temos uma estrutura explicativa em forma de rede. São três elementos inter-relacionados: o sol, as plantas e o resto dos seres vivos.
A natureza pode ser entendida como uma pirâmide de vários níveis específicos. Cada nível seria um elo diferente da cadeia alimentar e recebe o nome de nível trófico. As plantas formam o primeiro escalão, a base da pirâmide, fornecendo energia para o resto dos seres vivos. O próximo escalão está formado por consumidores primários, ou seja, a maioria dos animais.
Num nível seguinte estão os animais que se alimentam de outros animais de maneira direta ou indireta. Como regra geral, à medida que se sobe na pirâmide também cresce o tamanho dos indivíduos. Também como norma geral, o número de indivíduos é menor quanto mais elevado seja sua situação na pirâmide.
Porém as relações entre os ecossistemas são mais complicadas, criam uma espécie de interconexão entre todos os indivíduos relacionados, ou seja, uma rede trófica. Assim, o conjunto de cadeias tróficas forma um conjunto ainda maior, a rede trófica.
Os cientistas que estudam os ecossistemas utilizam o termo trófico para referir à cadeia alimentar de determinado habitat. A consolidação e a manutenção de uma rede trófica dependem de muitos fatores e um deles é a participação do ser humano, que faz parte da pirâmide da natureza e é o que tem mais capacidade na hora de influenciar no equilíbrio dos diferentes níveis.
Imagem: Fotolia. vecton
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (out., 2018). Conceito de Rede Trófica. Em https://conceitos.com/rede-trofica/. São Paulo, Brasil.