Os raios ultravioletas (UV) fazem parte de um fenômeno da natureza: a luz. São ondas eletromagnéticas que vão além do espectro visível de cores, especialmente a cor violeta denominados raios UV (o prefixo ultra significa além, mais adiante).
Estas radiações são comprimentos de ondas variáveis (oscilam entre 400 e 10 nanômetros) e podem ser subdivididos em três partes: UVA, UVB e UVC. As primeiras são de ondas largas e são as mais próximas da luz visível. A segunda tem um comprimento de onda mais curta e pode ocasionar danos na pele, embora a maioria desses raios seja absorvida pela camada de ozônio que protege a atmosfera. As radiações C (UVC) são mais curtas e mais perigosas, pois são absorvidas pela atmosfera.
Os raios do sol são essenciais na maioria dos processos naturais e a vida é impossível existir sem o fenômeno da luz. No entanto, os raios UV envolvem uma série de riscos para a saúde, embora os médicos aconselhem tê-lo presente.
A radiação solar UV tem aumentado devido à diminuição da camada de ozônio. Em consequência, há uma série de riscos a ser considerado:
– Efeitos sobre a pele (queimaduras e principalmente rugas) que podem ocasionar graves problemas em longo prazo se exposição prolongada.
– Os raios UV podem ocasionar sérios problemas nos olhos (na córnea ou na mácula), por esse motivo é aconselhado à utilização de proteção solar adequada, mesmo se o dia não estiver ensolarado.
Assim, os dermatologistas e oftalmologistas são os profissionais da medicina que melhor conhecem os efeitos prejudiciais dos raios UV sobre a saúde.
Os efeitos negativos são bastante conhecidos, mas os positivos nem tanto. A radiação do tipo UV é a principal fonte da vitamina D em nosso organismo, ela favorece a absorção de cálcio nos ossos e ativa nosso sistema imunológico.
Por outro lado, a luz UV é utilizada em alguns processos de desinfecção (os raios UV eliminam alguns micro-organismos).
Os raios UV aumentam a produção de neurotransmissores cerebrais, produzindo um beneficio no humor. Por este motivo, alguns tratamentos contra a depressão é recomendado à exposição ao sol.
Foto: iStock – BraunS
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (ago., 2015). Conceito de Raios Ultravioletas (UV). Em https://conceitos.com/raios-ultravioletas-uv/. São Paulo, Brasil.