Conceito » Ciência » Abiogênese

Abiogênese - Conceito, o que é, Significado

Os cientistas tem abordado uma questão essencial para entender a existência da vida no planeta: Como surgiram as primeiras formas de vida? A disciplina que tenta dar uma resposta a esta questão é conhecida como abiogênese.

O fundador da abiogênese foi o cientista russo Aleksander Ivanovich Oparin (1894-1980).

A abiogênese está focada na reconstrução dos processos naturais que criaram a vida

Na atualidade, sabe-se que a vida no planeta Terra começou aproximadamente há 4.500 milhões de anos. Oparin realizou várias pesquisas para tentar reconstruir de que maneira surgiram as primeiras formas de vida. Para isso partiu de uma hipótese inicial: que a atmosfera originária era formada a partir de quatro elementos (amoníaco, água, metano e hidrogênio).

Em seu laboratório realizou uma série de simulações com estas substâncias. Depois de combiná-las adequadamente pôde apreciar que diferentes aminoácidos orgânicos foram formados de maneira espontânea a partir desses quatro elementos inorgânicos.

De acordo com Oparin, houve vários fatores que desencadearam o aparecimento dos primeiros aminoácidos (as substâncias que posteriormente se desenvolveram para formar as primitivas formas de vida). Neste sentido, as altas temperaturas do planeta, a ação dos raios ultravioletas provenientes do Sol e a ação das descargas elétricas da atmosfera foram os três fatores que provocaram reações químicas sobre o amoníaco, a água, o metano e o hidrogênio.

Com a formação dos aminoácidos surgiram as proteínas, ou seja, os principais constituintes dos aminoácidos e de outras moléculas orgânicas. Com o tempo, as temperaturas do planeta forma diminuindo e o vapor gerado se transformou em chuva. Com a chuva, novas moléculas foram criadas nos oceanos.

As modalidades de moléculas foram multiplicando e após um processo de evolução apareceram enzimas e fermentos que facilitaram novas reações químicas. Estas formas de vida rudimentares se tornaram finalmente em células e com elas surgiram os primeiros seres vivos.

Da mitologia à abiogênese

Em todas as civilizações da antiguidade existem relatos mitológicos que explicam a origem da vida. Na mitologia há uma explicação sobrenatural. A vontade dos deuses foi o gerador da vida tal como conhecemos hoje. Há milhares de anos seria inimaginável entender os fenômenos da natureza a partir de mecanismos estritamente biológicos.

Entre a mitologia de três mil anos atrás e a abiogênese do século XX houve um longo período de tempo na qual os filósofos tentaram compreender os processos da vida seguindo os ditados da razão.

Imagem: Fotolia. bacsica

Relacionados:

  1. Coacervado
  2. Biogênese
  3. Astrobiologia
  4. Eras Geológicas
  5. Jurássico
  6. Atmosfera
  7. Planeta Júpiter
  8. Molécula
  9. Amoníaco (NH3)
  10. Evolução