Conceito » Filosofia » Projeto de Vida

Projeto de Vida - Conceito, o que é, Significado

Os seres humanos tem a capacidade de olhar para o futuro. De uma maneira ou outra, a maioria das pessoas tem um plano em relação a sua própria existência, ou seja, um projeto de vida.

O conceito de projeto de vida

Não há um padrão de definição sobre o que é um projeto de vida, mas pode-se dizer que é um guia que serve como referência para encaminhar a realidade pessoal de cada um. Em um projeto de vida há duas perguntas implícitas: o que quero ser e como vou conseguir. As respostas dessas perguntas são o conteúdo do projeto de vida.

Considerações gerais

Todo projeto de vida é de caráter individual, mas existem alguns aspectos comuns na maioria dos projetos ou planos vitais: a questão trabalhista para atender as necessidades materiais, o tema amoroso para chegar a um estado de plenitude e o cuidado com a própria saúde. Em outras palavras, todo projeto de vida inclui direta ou indiretamente as questões de saúde, dinheiro e amor.

Na vida de uma pessoa, seu projeto de vida se baseia em função da sua idade. Assim, um aposentado tem um modelo de projeto vital bem diferente do projeto de um adolescente.

Normalmente, os projetos de vida são ideias gerais que servem como um caminho a seguir e que, ao mesmo tempo, podem mudar de direção. Desta forma, a sorte ou as circunstâncias do momento podem alterar o rumo dos planos vitais.

Do ponto de vista prático, criar um projeto de vida serve para traçar metas e lutar por elas. Para fazer um plano de vida se deve seguir uma série de regras:

1) Conhecer a si mesmo;

2) Fazer uma avaliação da realidade pessoal;

3) Decidir por um caminho para alcançar os objetivos desejados.

Quais são os aspectos pessoais que determinam um projeto de vida?

Todo indivíduo é resultado de suas circunstâncias pessoais. Neste sentido, são diversos os fatores relacionados com qualquer projeto pessoal. O ambiente familiar e afetivo são as questões chaves.

O contexto cultural e social são também essenciais. Desta maneira, o ambiente pessoal de cada um é o princípio para construir um projeto de vida. Apesar disso, as situações adversas podem ser um estímulo para criar um plano ambicioso, pois a motivação é uma das alavancas que orienta a vontade dos seres humanos.

Imagem: Fotolia - Sergey Nivens

Relacionados:

  1. Projeto de Pesquisa
  2. Projeto de Lei
  3. Plano Operativo
  4. Planejamento
  5. Plano de Negócios
  6. Permacultura
  7. Plano de Trabalho
  8. Plano 5W2H
  9. Recursos Econômicos
  10. Negócio Sazonal