Conceito » Aprender » Profissionalismo

Profissionalismo - Conceito, o que é, Significado

ProfissionalismoO termo profissionalismo se refere à capacidade e à preparação para o exercício de uma tarefa em que se tem um beneficio. Assim, o profissionalismo é um conceito basicamente ligado ao mercado trabalhista, onde existe uma demanda de pessoas com conhecimento em determinadas áreas e que exigem ser cobertas. Um profissional é uma pessoa capacitada para exercer um cargo e cumprir de acordo com os seus conhecimentos as exigências solicitadas. Além disso, o profissionalismo implica certo compromisso com a tarefa a ser cumprida, além de refletir em uma dedicação para a melhoria do serviço em questão.

Embora não seja extremamente necessária uma educação formal para referir-se ao profissionalismo, o certo é que em geral, o termo precisa do cumprimento de uma determinada carreira ou educação de natureza formal. É por isso que a capacitação é um elemento de grande importância no que se refere ao profissionalismo. No entanto, atualmente, existem muitas opções para capacitar-se e que antes eram totalmente impossíveis de imaginar.

Pode-se dizer que o profissionalismo apresenta estreita relação com a denominada divisão de trabalho. Esta consiste basicamente na especialização e cooperação dos trabalhadores através de diferentes funções cujo desempenho é o melhor conhecido. Esta característica de organização do trabalho tem como finalidade um aumento da eficiência. Este tipo de organização sempre existiu, mas se aprofundou especialmente com o desenvolvimento da agricultura por permitir a produção de excedente, o que levou algumas pessoas a trabalhar em outras disciplinas. Posteriormente, com o desenvolvimento do capitalismo e em particular com a revolução industrial, este tipo de tendência se aprofundou ainda mais.

A partir desta perspectiva, o profissionalismo é uma especialização derivada do processo descrito. Esta especialização permite que uma pessoa coloque em prática toda sua atenção em uma determinada tarefa; atenção que terá que ser maior quando se divide em várias tarefas. Além disso, a simplificação de uma tarefa garante que a próxima seja realizada da melhor maneira. Este tipo de procedimento foi refletido no livro “A riqueza das nações” de Adam Smith, ao exemplificar que, se uma pessoa sozinha fabricar agulhas pode fazer menos de cem por dia, mas se dividir o trabalho, sua produção pode atingir até dez mil agulhas.

Em contrapartida a este processo de profissionalização, alguns autores argumentaram algumas desvantagens tais como a desmotivação e a falta de interesse após efetuar a mesma tarefa por várias vezes. Além disso, esta especialização deixa de lado o desenvolvimento de muitas outras habilidades que são importantes da mesma forma.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: