O romance, o cinema, o teatro e os quadrinhos contam com vários tipos de história e para isso seus criadores podem recorrer a diversas técnicas narrativas e formas de sequenciar os mais variados acontecimentos.
Uma prequela é uma abordagem narrativa através da qual a história se refere à outra já conhecida pelo público. Normalmente a prequela conta os antecedentes de uma história. Em outras palavras, trata-se uma obra de ficção na qual a segunda parte conta a história anterior à primeira parte.
Um escritor se torna famoso porque escreve um romance sobre alienígenas que visitam nosso planeta para se tornar mascotes com a intenção de manipular os seres humanos. O romance é intitulado “Mascotes da Galáxia” e se torna um best-seller mundial. Diante dessa circunstância, o escritor decide contar uma nova história intitulada como “Perdidos no Universo” que trata sobre o que aconteceu antes da chegada dos alienígenas na Terra. A prequela seria este último romance, que no momento de ser lido normalmente o leitor já sabe o enredo da primeira história. Assim, “Perdidos no Universo” é a segunda parte de “Mascotes da Galáxia”, mas cronologicamente se trata da primeira parte.
Na história recente do cinema há vários exemplos de prequela. Assim, algumas das séries cinematográficas mais famosas recorrem à prequela como técnica narrativa, como acontece nos filmes: o Planeta dos Macacos, Guerra nas Estrelas, O Poderoso Chefão, Batman, Indiana Jones, entre outros.
Mais do que uma técnica narrativa em sentido estrito, a prequela é uma estratégia comercial para atrair o público. Se um filme não tivesse sucesso, seria absurdo contar uma história sobre os antecedentes deste próprio filme.
O espectador de uma prequela se encontra diante de uma circunstância bem particular, pois já conhece a história do filme e este aspecto pode ser especialmente atraente.
Esta palavra é uma adaptação ou um calco do inglês “prequel”, um termo que passou a ser empregado no mundo anglo-saxão há algumas décadas e nos últimos anos se tornou popular em todo o mundo.
Esta forma de contar histórias não é algo totalmente novo, pois na Bíblia já é possível encontrar aspectos narrativos semelhantes à prequela.
Imagem: Fotolia. notkoo2008
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jan., 2017). Conceito de Prequela. Em https://conceitos.com/prequela/. São Paulo, Brasil.