Quando avaliamos ou opinamos sobre algo antes de conhecer significa que estamos prejulgando. Assim, a ação de prejulgar implica em fazer o julgamento de algo, sem informações suficientes. A pessoa que age desta forma parte de um pré-conceito sobre alguém ou algo e esta atitude é considerada razoável, já que para avaliar algo é conveniente partir de uma informação prévia.
Quando falamos de justiça, nos referimos a uma questão jurídica, mas também ao princípio moral de que cada indivíduo na hora de avaliar uma ação em particular.
A tendência a prejulgar se opõe à busca pelo verdadeiro conhecimento, já que a verdade sobre algo só pode ser alcançada através de um método rigoroso e em qualquer método a estratégia que não deve ser utilizada é afirmar algo sem saber.
De qualquer maneira todos nós damos nossa opinião (nosso julgamento pessoal) sobre qualquer tipo de problema, por exemplo, em relação às pessoas que estão à nossa volta ou relacionado a temas da atualidade.
A opinião pode ter duas categorias: uma opinião com base em dados concretos e outra baseada em crenças e preconceitos. Esta segunda opção pode ser considerada claramente desacertada e em grande parte injusta. Aliás, é injusta porque se trata de uma ideia sem fundamento.
Do ponto de vista do comportamento humano o preconceito é uma atitude diante da vida, ou seja, uma predisposição que têm certas pessoas.
O preconceito como atitude não é apenas uma conduta injusta, mas também conta com outros efeitos negativos: mostra uma pessoa que é pouco rigorosa com as palavras e suas opiniões que prejulga são pouco confiáveis.
Suas ideias costumam ter o seguinte esquema: isto é assim (o “isto” pode ser qualquer coisa, mas o que importa é que não estão dispostos a mudar de opinião).
Os preconceitos têm uma dimensão pessoal, mas também coletiva. Deve-se ressaltar que certos grupos ou coletivos são rotulados com ideias preconcebidas ou clichês que, desta maneira, criam equivalências que distorcem a realidade, tais como cigano = ignorante, catalão = avarento, argentina = amante do futebol, caribenho = alegre, entre outras.
Imagem: Fotolia. hbrh
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (nov., 2016). Conceito de Prejulgar. Em https://conceitos.com/prejulgar/. São Paulo, Brasil.