Pessoa - Conceito, o que é, Significado

PessoaDenomina-se pessoa a todo ser com capacidade de consciência e raciocínio. O termo deriva de uma expressão que se refere às máscaras utilizadas pelos atores na antiguidade. Geralmente é aplicada ao ser humano, mas também pode referir-se a Deus. Em um primeiro momento, pode parecer simples a definição, mas é um problema estabelecer os limites atribuídos. Na verdade, do ponto de vista ético sempre existiu a polêmica do início da existência de uma pessoa ou de seu fim; este problema é enfrentado pelos profissionais da saúde que costumam debater sempre sobre a questão.

Em geral, pode-se dizer que uma pessoa existe a partir do momento que tem consciência e razão. Na verdade, há argumentos que afirmam que uma pessoa só pode ser considerada quando apresenta consciência e razão, mas que não pode ser considerada apenas por seus atos. Assim, por exemplo, são inúteis os argumentos que tentam estabelecer o momento em que o feto assume o papel de pessoa, de modo que esta circunstância já foi efetuada no momento da concepção.

Sendo assim, outro momento importante a ser considerado é quando acontece a morte, isto é, quando termina a existência de uma pessoa na terra. Neste sentido, são registrados inúmeros debates principalmente na área da saúde, onde o médico determina o falecimento. Na verdade, no passado era fácil determinar quando uma pessoa havia falecido, mas com o desenvolvimento de técnicas que mantém o organismo vivo, torna-se necessária uma reflexão neste sentido.

O critério utilizado do ponto de vista legal é a morte cerebral, ou seja, a incapacidade absoluta do cérebro ser ativo no futuro. Assim, dentro da legalidade, utiliza-se o critério do ato e da potência para considerar o estado de consciência. Na morte cerebral, quando não há mais potência no cérebro e nos demais órgãos, deixa de ser considerada como pessoa. Após uma série de comprovações, conclui-se que é impossível uma nova atividade cerebral e, por isso, determina-se o falecimento.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: