A partir de uma unidade de tempo, normalmente a hora, podemos organizar qualquer tipo de atividade cotidiana. Quando isso acontece falamos de periodização. Trata-se de um conceito geral que se projetada sobre todas as dimensões da existência, incluindo as eras geológicas e as épocas históricas.
Uma periodização tradicional consiste em dividir as 24 horas do dia em três partes: oito horas para trabalhar, oito para dormir e as outras oito dedicadas ao lazer e algumas obrigações. A primeira forma de medir o tempo foi o relógio solar, um sistema que começou a ser utilizado 5000 anos atrás.
Desde então a humanidade vem incorporando novas ferramentas: a clepsidra (relógio de água), a ampulheta (relógio de areia), o relógio mecânico (de pulso) e o relógio atômico. Cada um destes avanços tecnológicos permitiu que a periodização das atividades fosse mais precisa e exata.
Em uma empresa que trabalha 24 horas por dia, a periodização é especificada em três turnos de trabalho: manhã, tarde e noite.
Como critério geral, cada periodização tem como objetivo racionalizar uma atividade. Isso implica saber quando começa e termina algo, quais são horários estabelecidos e o que necessita ser cumprido. De certa forma, pode-se afirmar que não existe atividade humana que não adote um critério dessa natureza.
Além dos minutos, das horas e dos dias, utilizamos uma periodização sobre a história universal com o fim de classificá-la e compreendê-la melhor. A clássica é a seguinte: Pré-história, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Cada um delas se divide sucessivamente em subperíodos específicos, que são medidos em décadas, séculos e milênios.
Em relação ao tempo geológico, observamos que está dividido em milhões de anos. Assim, o tempo geológico abrange três éons: o período arcaico, o período proterozoico e, finalmente, o período de fanerozoico. Este último é o mais recente e teve início há mais de 500 milhões de anos quando apareceram os primeiros seres vivos sobre a Terra.
Imagem: Fotolia. mast3r
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jan., 2018). Conceito de Periodização. Em https://conceitos.com/periodizacao/. São Paulo, Brasil.