Paz - Conceito, o que é, Significado

PazA paz pode ser definida como um estado de tranquilidade e calma. Outras definições de paz se referem a situações de conflito ou contextos de violência que envolve o fim ou ausência de guerra, assim como mostram os acordos ou tratados que servem para acabar com uma situação deste tipo.

Embora a paz possa parecer o estado natural na vida de um ser humano, o certo é que ao longo da história esses períodos de paz foram menores que os de guerras. Na verdade, é difícil encontrar períodos de tempo prolongado que não houve conflito armado entre países ou povoados, uma vez que para conseguir paz de forma permanente, parece mais um desejo do que uma possibilidade real.

Prêmio Nobel da Paz

Com a intenção de promover a paz entre os povos, Alfred Nobel deixou registrado em seu testamento o desejo de que sua fortuna fosse investida em uma série de atividades cujos rendimentos pudessem brindar economicamente com alguns prêmios em diversas categorias, entre elas o de Paz.

Assim, sua intenção era que os premiados ou aqueles que tivessem se destacado em favor da reconciliação, da solidariedade e da paz entre os povos fossem retribuídos economicamente por seu trabalho.

Entretanto, a louvável intenção deste prêmio sempre foi questionada ao longo dos anos por tratar de concedê-lo a personalidades que de longe se destacaram por este trabalho. São pessoas que desempenham papéis de protagonista em conflitos bélicos ou que tiveram atitudes consideradas distante dos preceitos e do espírito deste prêmio.

Assim, entre os premiados com o “Prêmio Nobel da Paz” podemos destacar os seguintes: Yaser Arafat, líder palestino que na sua época foi considerado um terrorista; Henry Kissinfer, membro do governo americano nos anos 60 e 70 que induziu o golpe de estado no Chile e que acabou com a vida do presidente Allende; o presidente egípcio Anwar Al Sadat; e o mais recente, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, envolvido em uma série de intervenções militares armadas.

Tudo isso fez com o que o Prêmio Nobel da Paz, tradicionalmente considerado uma honra de prestígio internacional, tivesse sofrido um importante descrédito.

Imagem: iStock. Manninx

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: