Conceito » Política » Oportunismo

Oportunismo - Conceito, o que é, Significado

As oportunidades fazem parte da vida. Há uma maneira positiva de aproveitar as oportunidades. Por exemplo, lutar por elas e observar as portas que se abrem em seu caminho. No entanto, existe um sentido negativo de comportamento: o oportunismo.

Este comportamento é típico da pessoa que é capaz de aproveitar uma situação negativa para seu próprio benefício, inclusive atuando contra os valores éticos e a prática do bem.

Pessoa que só pensa em si mesma

Portanto, quando uma pessoa é qualificada como oportunista, significa que é uma pessoa interessada e capaz de explorar os outros em beneficio próprio.

Todo ser humano busca seu próprio interesse na maioria dos momentos da vida. No entanto, no caso do oportunista, ele é capaz de trabalhar em beneficio próprio, mesmo que o seu comportamento possa causar danos a terceiros.

O oportunismo é analisado pela ética uma vez que o oportunista atua como se o fim justificasse os meios. No entanto, os princípios éticos nos lembram do contrário. Ou seja, nem tudo é permitido.

Portanto, as pessoas oportunistas de modo habitual são pessoas pouco íntegras. Pessoas que carecem de senso de honestidade. E ainda assim apresentam um ego excessivo e se preocupam excessivamente com sua imagem social.

O cinema nos mostra exemplos do perfil oportunista de uma pessoa.

História de um oportunista

Este é o caso, por exemplo, do filme “A Fraude”, na qual Richard Gere interpreta Robert Miller, um homem de negócios de aparente êxito no ambiente familiar e no campo profissional.

Entretanto, sua realidade pessoal é bem diferente através de um acontecimento que coloca em jogo sua reputação e o império construído. No entanto, o protagonista consegue manter sua imagem graças ao oportunismo de sua posição de poder. O filme é protagonizado por Richard Gere e Susan Sarandon.

O oportunista pode também ser uma espécie de vampiro emocional para outras pessoas. Já que às vezes o oportunista se aproveita das fraquezas e dos erros alheios para ter seu próprio golpe de sorte. Portanto, uma pessoa oportunista é aquela que busca um fim específico mesmo atuando contra qualquer valor.

Imagem: Fotolia. jakarin2521

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: