Existem certas áreas da vida em que as pessoas desenvolvem habilidades de negociação para poder chegar a possíveis acordos assim que existem diferentes pontos de entendimento. A negociação é um pilar básico do trabalho em equipe, uma vez que vai além do individualismo, todo ser humano é único e exclusivo.
Isto é, existem diferentes pontos de vista os quais convém unificar certos critérios através de um ponto de encontro. Apenas negociando é possível estabelecer pactos que sejam gratificantes para ambas as partes. A negociação é a essência de uma equipe, mas também de outros tipos de vínculos afetivos, por exemplo, na relação de um casal.
O amor romântico tem alimentado o mito equivocado de que duas pessoas que se gostam são duas em uma. No entanto, a realidade é que por mais apaixonadas que estejam duas pessoas, o fato de serem autônomas e independentes, faz com que ambas tenham opiniões e pontos de vista diferentes. Assim, o único meio de poder seguir adiante com um projeto de vida em comum é negociar as decisões que envolvem a vida das duas partes.
Isto é, as pessoas não devem negociar decisões quando atingem apenas uma pessoa, já que neste caso não existe a necessidade de chegar a um acordo com a outra. Entretanto, quando se trata de decisões que afetam a mais de uma pessoa, é indispensável tomar uma decisão a partir da responsabilidade que cada um possa tomar em sua escolha.
A chave da negociação é que através de um acordo, ambas as partes possam sair ganhando. Isto é, a negociação entre duas pessoas não significa que um vai sair ganhando e o outro perdendo, mas que os dois possam ganhar. Evidentemente, cada um ganha de um lado, mas também pode perder em algo (ceder para o bem comum). Para negociar é muito importante ter bons argumentos para defender seu ponto de vista pessoal diante de determinado assunto.
Além disso, é necessário respeitar a vez da palavra do interlocutor para que ele possa se explicar. Apenas existe entendimento mútuo quando há um diálogo baseado no respeito e na escuta ativa.
Enfim, a negociação é tão importante que até mesmo hoje em dia existem centros de formação que oferecem cursos de técnicas de negociação para os trabalhadores.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jun., 2015). Conceito de Negociação. Em https://conceitos.com/negociacao/. São Paulo, Brasil.