Uma parte dos serviços de inteligência de Israel é formada pela agência de Mosad ou Mossad. Este órgão foi fundado em 1949, um ano depois do nascimento da nação de Israel.
Como qualquer outro serviço de inteligência, o Mossad trata de uma ação de espionagem e contraespionagem para proteger os interesses de Israel dentro e fora de suas fronteiras. No campo dos serviços de inteligência o Mossad é considerado uma instituição, tanto pela preparação de seus agentes como pela sua eficácia. O treinamento de agentes é realizado durante três anos em uma academia chamada Midrasha, situada na cidade de Herzliya. Os oficiais de maior escalão do Mossad são conhecidos como katsas.
Quando o Estado de Israel alcançou sua independência, os serviços secretos começaram a “caçar” líderes nazistas que permaneciam escondidos sob uma falsa identidade. O objetivo destas operações era capturar os responsáveis nazistas para levá-los a julgamento como criminosos de guerra. Um dos nazistas que estava na mira do Mossad era Adolf Eichmann, um tenente-coronel da SS alemã que estava envolvido no extermínio dos judeus. O mesmo estava em Buenos Aires, na Argentina, fazendo-se passar por um imigrante.
Apesar disso, em 1960, os agentes do Mossad o localizaram e sequestraram com o propósito de levá-lo à justiça de Israel e julgá-lo por seus crimes. Deve-se destacar que a localização de Eichmann foi possível graças à delação de um vizinho seu, que era um imigrante alemão de origem judaica e ainda mais cego.
Durante o julgamento, o dirigente nazista se defendeu perante o tribunal alegando que não era culpado de nada, pois simplesmente obedecia a ordens de seus superiores. No entanto, os juízes do tribunal consideraram que havia provas conclusivas que acusavam Eichmann de genocídio e por esta razão foi condenado à morte por enforcamento.
Durante os Jogos Olímpicos de 1972 em Munique, onze atletas israelenses foram mortos por membros do grupo terrorista Setembro Negro, uma organização ligada à Organização para a Libertação da Palestina. O governo de Israel decidiu punir os responsáveis pelo massacre e o Mossad lançou uma operação internacional para matar cada um dos terroristas envolvidos.
Imagem: Fotolia. Al
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (set., 2017). Conceito de Mossad. Em https://conceitos.com/mossad/. São Paulo, Brasil.