Montblanc - Conceito, o que é, Significado

Algumas marcas comerciais focam sua estratégia em uma oferta de produtos seletos. A alemã Montblanc possui este foco, uma vez que seus artigos são de alta qualidade e colocados à venda a preços não são precisamente populares. Sua gama de produtos é ampla: instrumentos de escrita, relógios, acessórios de pele e artigos para presentes.

A marca está integrada ao Grupo Richemont, uma das companhias mais importantes do mundo no setor de artigos de luxo.

Além da atividade empresarial, existe a Fundação Montblanc. Esta entidade promove atividades criativas e apoia programas educativos em colaboração com a UNICEF. Da mesma forma, em 2013, o projeto Power of Words foi lançado com o fim de promover o legado de Nelson Mandela.

A qualidade e o bom atendimento são os sinais de identidade da empresa

Os artigos Montblanc têm um preço elevado por um motivo: são feitos de maneira artesanal. Nos centros de manutenção da Montblanc, os clientes podem encontrar soluções para suas necessidades.

Todos os produtos oferecidos incluem uma carta de garantia e são embalados de forma totalmente segura. Um de seus serviços destacados é a personalização dos produtos (por exemplo, o cliente pode solicitar que uma caneta tenha seu nome gravado).

Um pouco de história

Esta empresa iniciou sua trajetória na cidade alemã de Hamburgo, em 1906, quando três sócios uniram suas forças: um engenheiro de Berlim (August Eberstein), um banqueiro de Hamburgo (Alfred Nehemias) e um comerciante dedicado a artigos de papelaria (Claus-Johannes Voss). Inicialmente se associaram para fabricar canetas esferográficas e para isso receberam a inspiração de algumas que viram em Nova York e que incorporavam um pequeno carregador de tinta. Em um estabelecimento, na cidade de Hamburgo, em 1909, foi lançada a primeira caneta Montblanc ao mercado, com sua característica capa branca.

Em um curto espaço de tempo, a nova caneta-tinteiro alcançou um sucesso de vendas notável porque sua escrita era limpa e a tinta deslizava com suavidade. Nos anos seguintes, foram abertos novos estabelecimentos na Alemanha e nas principais cidades europeias.

Em 1924 apareceu uma caneta-tinteiro que acabaria tornando-se um ícone da marca, a Montblanc Meisterstück (em seus anéis de ouro aparece gravado o número 4810, que se refere à altura exata da montanha Mont Blanc).

Em 2006, o centenário da empresa foi celebrado com uma apresentação original: um diamante esculpido com a forma das seis pontas arredondadas de seu logo comercial. Com este anúncio começou um novo projeto dentro do mercado da joalheria de luxo.

Imagem Fotolia. Hirko

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: