Misticismo - Conceito, o que é, Significado

O conceito misticismo está diretamente relacionado com a noção de religião que cada pessoa leva dentro de si e que tem a ver com a conexão que um indivíduo pode estabelecer com tudo aquilo que não é terrestre ou material.

O misticismo é o fenômeno pelo qual as pessoas são capazes de conhecer aquilo que se entende por Deus de maneira direta e particular. Muitas vezes o misticismo acontece através de conexões muito íntimas e privadas do sujeito com o espiritual, assim, as práticas e rituais oficialmente estabelecidos pelas várias igrejas existentes podem não ser tão úteis em cada caso.

O misticismo é o momento em que a pessoa combina o melhor do mundo material com o mundo etéreo, aquilo que não conseguimos entender de maneira racional e que ninguém pode explicar através da ciência

Como mencionado, o misticismo é algo muito particular de cada pessoa e cada religião. Isso ocorre porque o misticismo é entendido como um fenômeno que se relaciona com as profundezas de cada pessoa, por isso não há regras ou parâmetros que possam orientar de forma mais abrangente tais sentimentos.

As igrejas e religiões mais importantes da atualidade como o cristianismo, o judaísmo e o islamismo têm suas formas de expressar o misticismo, cada um define sua forma particular de conexão com Deus, que guia seus fiéis

Palavras como milagres ou estigmas são utilizadas para denominar diversos tipos de fenômenos, que podem ocorrer na realidade, para provar a conexão máxima entre Deus e o indivíduo. Às vezes, tanto os milagres como os estigmas são sinais inexplicáveis e racionais, mas compreensíveis em relação a sentimentos e sinais de emoção.

Imagem: Fotolia. queen1987

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: