O logotipo, conhecido popularmente como logo, é o distintivo ou emblema formado por letras, abreviaturas, entre as alternativas mais comuns, peculiar e particular de uma empresa, produto ou determinada marca.
Normalmente o logo inclui algum símbolo que permite aos seus observadores associá-lo de imediato com a marca, empresa ou produto em questão. O logotipo da cadeia de comida rápida McDonald’s são dois arcos dourados que formam por sua vez a letra M.
No entanto, o logotipo não é uma questão nova da modernidade, e sim pelo contrário, pois se trata de uma prática bastante velha, por exemplo, na antiguidade, os artesãos marcavam as obras que haviam criado com um logo. E também o logotipo foi uma ferramenta muito utilizada pelos monarcas para cruzar documentos legais, através de um logotipo pessoal feito à mão ou por um carimbo, onde deixavam sua marca nos documentos.
Entre os requisitos que reúnem um logotipo para conseguir seu principal objeto que é o de somente ao olharmos uma pessoa já saibamos qual é sua empresa ou produto através de sua marca, estão os seguintes: legível (em qualquer dos tamanhos que o mesmo se apresente), reproduzível (sem que importem as condições de material), escalável (ao tamanho que se deseja), distinguível (jamais deve dar lugar a erros ou confusões entre os que o observam, ou seja, deve ser claro) e memorável (ser impactante para que não possa ser esquecido facilmente).
Vale destacar que é comum o termo ser empregado de maneira indiferente para referir-se a estes conceitos: isotipo (ícone ou signo visual) e isólogo (uma combinação de isotipo e de logotipo).
Entre os logotipos mais famosos e reconhecíveis do mundo se destacam: o anteriormente mencionado dos dois arcos dourados do McDonald’s, a língua da banda Rolling Stones, a maça da Apple, o símbolo intencional que lembra o sinal de “ok” ou “checado” da Nike, e outros formados unicamente por letras, tais como a Coca-Cola, Sony, Mont Blanc e CK (Calvin Klein). Normalmente suas palavras são fortes e passam uma imagem que facilmente são associadas a elas.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (fev., 2014). Conceito de Logotipo. Em https://conceitos.com/logotipo/. São Paulo, Brasil.