Tanto a informação escrita como oral podem ser entendidas e interpretadas a partir de diferentes pontos de vista. Assim, poderíamos analisar cada uma das palavras utilizadas, sua estrutura gramatical, o contexto da mensagem e as ideias principais. No entanto, muitas vezes, aquilo que é dito ou escrito esconde informação e, consequentemente, aquele que recebe a mensagem tem que interpretar o que não dizem ou contam. Quando este último acontece significa que estamos lendo nas entrelinhas.
Quando um médico tem que dar uma má notícia a um paciente é comum utilizar determinadas palavras, já que tem que dizer a verdade, mas de uma forma não impactante, pois isso causaria uma angústia maior ao paciente.
Nos discursos dos líderes políticos é bastante comum que as mensagens sejam transmitidas com ideias simplificadas ou com eufemismos para que os cidadãos tenham uma visão determinada da realidade.
O vendedor que explica a um possível comprador as características de um produto tenta minimizar os aspectos negativos do mesmo e, logicamente, enfatiza seus aspectos positivos.
Nos exemplos do médico, do político e do vendedor há um denominador comum: uma parte da informação que é comunicada permanece oculta ou semioculta. Apesar desta aparente invisibilidade, é possível que o receptor da mensagem seja hábil e tenha a capacidade de ler nas entrelinhas. Por este motivo, pode-se dizer que ler nas entrelinhas é uma arte.
Embora os regimes ditatoriais tenham suas próprias características, em todos eles a liberdade de expressão é limitada de forma significativa, paralelamente, é imposto algum tipo de censura nos meios de comunicação. Logicamente, neste contexto, o cidadão tem que aguçar sua inteligência e fazer um esforço para interpretar adequadamente as mensagens controladas pela ditadura de seu país.
Esta capacidade de interpretação é, precisamente, o aspecto fundamental da leitura entrelinhas.
Quando duas pessoas começam a se conhecer em uma relação sentimental as palavras são importantes, mas a comunicação não verbal também é relevante. Através de gestos, olhares e atitudes também dizemos coisas na linguagem do amor e, consequentemente, é extremamente útil ler nas entrelinhas na hora de interpretar o verdadeiro significado de alguns sinais.
Imagem Fotolia: pyncho
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (mar., 2019). Conceito de Ler nas entrelinhas. Em https://conceitos.com/ler-nas-entrelinhas/. São Paulo, Brasil.