Julgamento - Conceito, o que é, Significado

JulgamentoDenomina-se julgamento ao procedimento em que um representante do estado arbitra um conflito entre diferentes partes. Este procedimento precisa de provas cabíveis tanto da parte acusadora como da defensora a fim de apresentar seus argumentos. É por isso que o conceito de julgamento pode ser estendido a toda consideração de um sujeito sobre uma circunstância qualquer. Dentro da lei, a presença destes acontecimentos garantem a justiça e evita que o conflito entre as partes escalem limites desproporcionais, ou que seja através da vingança uma nova forma de ressarcimento.

Pode-se dizer que o julgamento é um procedimento que se mantém desde os tempos antigos. Na verdade, a busca pela justiça e a necessidade de manter algum tipo de procedimento para atender os conflitos entre as partes tornou este procedimento presente desde o passado. No entanto, vale destacar que esta situação está muito distante do que conhecemos hoje em dia. De fato, há muitas diferenças entre as sociedades do passado e do presente. Hoje em dia, a capacidade de julgar responde a um poder do estado diferente das leis criadas e promulgadas. Assim, há uma diferença radical em nossa sociedade com as expressões do passado. Em outros momentos, este poder era dado somente a uma pessoa, embora o mesmo delegasse estes processos a outros funcionários.

Um exemplo de julgamento antigo acontece em um episódio bíblico, onde o rei Salomão recebeu duas mulheres que diziam serem mães da mesma criança. Então, para descobrir quem era a mãe, Salomão ordenou aos seus guardas que cortasse a criança ao meio e desse uma parte para cada, circunstância que fez com que a mãe verdadeira pedisse a entrega da criança para a outra mulher. Assim, Salomão pode julgar quem dizia a verdade e entregou a criança para sua mãe. Este exemplo explica que este tipo de procedimento é aplicado até os dias de hoje, porém com as devidas variações.

Na atualidade existem vários tipos de julgamento, sendo que cada um abrange a um tema diferente. Assim, é possível referirmos a um julgamento comercial, penal, civil, processual, etc. Todos eles apresentam suas próprias formas de desenvolvimento e cada um exige um conhecimento jurídico em especial.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: