O reino animal, sendo parte essencial de todas as dinâmicas que sustentam a vida terrestre, tem oferecido todos os tipos de recursos para a sobrevivência da nossa espécie, a começar pelo próprio facto de conter o conjunto de organismos dos quais se originou e evoluiu, cuja realidade pode ser compreendida e aceite, junto com outras, através dos estudos contemplados pela zoologia, pelo que um dos principais factores em que esta área científica tem intervindo é orientar a transformação da visão e do conceito que o ser humano tem sobre si mesmo como um ser superior, único e alheio a outras formas de vida. Outros aspectos relevantes nos quais a zoologia gera grandes contribuições são:
1) a identificação, classificação e descrição dos animais;
2) compreender os processos e linhas evolutivas das espécies, incluindo a nossa;
3) o estudo das interações entre os animais e o meio ambiente, revelando também o grau de participação na dinâmica das cadeias alimentares e dos ecossistemas;
4) a análise dos fatores determinantes para a conservação das espécies e a preservação dos habitats naturais;
5) a transferência de conhecimento que permita o desenvolvimento de análises, diagnósticos e tratamentos de doenças tratadas pela medicina veterinária e o desenvolvimento de uma indústria farmacêutica própria;
6) o estudo do comportamento animal que nos permite decifrar a sua natureza cognitiva, comunicacional e comportamental.
O conhecimento que a zoologia proporciona sobre a vida selvagem representa um campo a partir do qual se alimentam áreas tão diferentes e aparentemente alheias à ciência, que para muitos pode ser um factor de surpresa saber, por exemplo, que em grande medida o ecoturismo estabelece as suas directrizes e propostas, com base no que esta ciência natural condiciona, de forma a garantir o menor impacto possível na fauna. Da mesma forma, a educação a todos os níveis assumiu a necessidade de promover o estudo dos conhecimentos básicos de zoologia com o propósito de promover um maior grau de cultura e responsabilidade na sociedade, face ao respeito que devemos demonstrar aos animais e à relevância dos membros deste reino nos vários aspectos da nossa vida, como o potencial patológico das espécies parasitas, as relações bióticas e abióticas que estabelecem para a conservação dos ecossistemas e o potencial que algumas espécies têm como vectores de transmissão de doenças.
Descobrir as maravilhas da existência de outras espécies animais torna possível o desenvolvimento de uma relação cada vez mais compatível e harmoniosa entre elas e nós, orientando-nos para aumentar o grau de consciência sobre os sofrimentos e necessidades que temos gerado também nos membros da fauna.
A importância que a zoologia destaca no tratamento que damos aos animais está a servir de pilar principal para o estabelecimento de novas políticas e legislação pertinentes à propriedade e criação de animais, sejam animais de produção para fins alimentares, sejam domésticos para nos fazer companhia. Isto com o objetivo máximo de pôr fim aos maus-tratos aos animais e ao sofrimento silencioso a que estão expostos, produto tanto da negligência no seu tratamento e cuidado, como de atos de autêntica crueldade, neste caso, a correlação dos padrões de comportamento dos humanos em relação a outros animais, também está fornecendo contribuições transcendentais para o estudo e diagnóstico de uma ampla variedade de transtornos mentais, especialmente aquelas doenças psicológicas que podem ameaçar o bem-estar da sociedade em geral, como aquelas incluídas nos grupos psicopata e sociopata espectro de personalidade.
Os benefícios zoologicamente econômicos
A zoologia é tão ampla e recursiva que se tornou indispensável para o desenvolvimento de áreas que permitam a sustentação de uma ampla variedade de mecanismos de produção essenciais ao progresso da humanidade, tais como:
1) o setor alimentar, fornecendo a base de conhecimento que permite a criação e produção de animais para consumo, tanto em explorações agrícolas como na produção aquícola;
2) produção de alimentos para consumo e dos próprios animais domésticos;
3) pesquisa biomédica, permitindo compreender os mecanismos das doenças zoonóticas causadas por diversos tipos de patógenos; 4) a indústria farmacêutica, com maior ênfase nas linhas destinadas à saúde animal;
5) engenharia genética e as contribuições que ela pode gerar para fins como a fabricação de produtos cárneos sintéticos que potencialmente reduzem o volume de criação e abate de animais de criação;
6) o desenvolvimento de recursos para sistemas agrícolas autossustentáveis através do controlo biológico de pragas;
7) uma infinidade de projetos e propostas focadas no desenvolvimento de potenciais contribuições para a reversão dos problemas que têm levado ao aumento da emissão de gases de efeito estufa, como a criação extensiva de gado e a deterioração da dinâmica dos ecossistemas.
Artigo de: Serena Cuoghi. Professora graduada em Biologia pela UPEL. Docente especialista em dificuldades de aprendizagem. Experta em PNL e Superaprendizagem. Trabalha em Ciências Biológicas, e é pesquisadora em Biodecodificação.
Referencia autoral (APA): Cuoghi, S.. (Dez. 2023). Conceito de Importância da Zoologia. Editora Conceitos. Em https://conceitos.com/importancia-zoologia/. São Paulo, Brasil.