Grupos - Conceito, o que é, Significado

GruposO termo grupos se refere a um conjunto de pessoas que se reúne para a realização de determinadas metas. Na medida em que o homem é um ser social, a constituição de um grupo é essencial. Assim, a partir das várias necessidades ou objetivos que podem ser abordados, as pessoas costumam organizar e relacionar-se entre si. No entanto, esta organização e interdependência podem adquirir diferentes conotações, sendo as mais notáveis as que se referem a um caráter formal ou informal.

Os grupos formais são aqueles definidos pelo exterior, em geral, por uma organização que os transcende e engloba. É o típico caso das equipes de trabalho de uma empresa, as classes de uma escola ou universidade, os integrantes de uma equipe esportiva, etc. Nestes casos, se espera que os integrantes do grupo interajam entre si para cumprir com os objetivos da organização que pertencem.

Por outro lado, os grupos informais são aqueles que surgem espontaneamente, que carecem de uma estrutura determinada e que não se enquadram em nenhuma organização. É o típico caso de um grupo de amigos, de uma família, etc. Estes são baseados em afinidades, projetos em comum, etc.

Alguns dos aspectos que podem caracterizar a um grupo são: a comunicação que seus membros estabelecem entre si, a dependência mútua para realizar suas metas estabelecidas, uma série de objetivos a cumprir, etc. Além disso, é importante que as comunidades assim que formadas tenham alguma manutenção ao longo do tempo e certo sentimento a todos os seus integrantes. Uma vez dada estas características, podemos começar a falar de um certo grau de organização que possa os estruturar e facilitar o cumprimento dos objetivos traçados. A divisão de papéis, por exemplo, faz com que cada um contribua com o que tem de melhor. Além disso, vale ressaltar que a divisão das tarefas costuma acompanhar um aumento de sua produtividade em caso de referir-se a uma empresa.

Como dito anteriormente, pertencer a um grupo é uma inclinação natural do homem, pois nele se busca a satisfação de várias necessidades que seria impossível de atingir individualmente. A participação de um grupo oferece proteção contra as ameaças do exterior e possibilita um trabalho unido para melhorar as expectativas de vida.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: