O globo aerostático, mais conhecido como balão, é considerado um tipo de nave que permite às pessoas locomover-se através do espaço aéreo, embora na maioria dos casos esta locomoção seja simplesmente recreativa e temporária. O balão funciona a partir do movimento de diferentes gases que podem ser quentes ou não. O impulso desses gases faz com que a câmara formada por uma extensa tela se desloque através do ar, além de subir em altura e sair do chão. Normalmente os balões não cumprem uma função de transporte regular como fazem outras aeronaves (aviões, helicópteros), mas que se relacionam com outras atividades, recreativas, de competição, etc.
O balão está composto por três partes: em primeiro lugar, e mais importante, é a câmara que contém o ar. Esta câmara está formada por uma extensa tela que toma uma forma similar a de uma gota e permanece aberta na parte inferior. É nessa parte onde se insere o gás utilizado para locomover o balão e manter a tela completamente estendida. É muito importante que a câmara de ar não apresente nenhum furo ou dano porque assim o movimento do gás propulsor não será adequado e o balão poderia precipitar-se.
Logo está o motor ou termostato, aquele que propulsiona o gás e que pode ser dirigido manualmente de acordo com as necessidades (por exemplo, subir ou descer a intensidade do ar de acordo com a necessidade). Finalmente, a terceira parte é aquela conhecida como gôndola e que onde se localizam os passageiros e triplantes do balão. Esta gôndola costuma ser pequena e fica amarrada à tela da parte superior por meio de fortes cordas e correntes.
O funcionamento do balão depende justamente do movimento do gás utilizado como propulsor. Isto quer dizer que não é elétrico nem mecânico, mas que depende da troca de gases. Há dois tipos principais: os que se movem pelo ar quente (isto é, quando se esquenta desde o motor o mesmo oxigênio que está dentro da câmara) e aqueles balões que utilizam gases tais como hidrogênio, hélio ou gás metano que fazem variar o peso do balão em relação ao peso do ar na atmosfera e assim possam subir ou descer.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (mar., 2014). Conceito de Globo aerostático. Em https://conceitos.com/globo-aerostatico/. São Paulo, Brasil.