Quando a neve se compacta após um longo período de tempo dentro de milhares de anos, cria-se um glaciar ou geleira. Esta camada de gelo cobre 10% do planeta, possui uma espessura que oscila entre um e cinco quilômetros e abaixo dela se encontra uma massa terrestre. A disciplina que estuda os glaciares e o impacto do gelo sobre o relevo terrestre é a Glaciologia.
Entende-se por glaciação um período de longa duração em que a temperatura da Terra cai de maneira significativa e como resultado o gelo se expande, especialmente nas áreas polares e glaciais.
O fenômeno da glaciação é produzido pela ação de três fatores. Em primeiro lugar, o eixo de inclinação da Terra apresenta uma variação ao longo do tempo (à medida que aumenta seu ângulo as estações são mais extremas nos dois hemisférios e desta forma os verões são cada vez mais quentes e os invernos mais frios).
Em segundo lugar, a variação da órbita terrestre ao redor do Sol (a cada 100.000 anos esta trajetória apresenta uma série de mudanças e esta circunstância agrava a variação da temperatura em cada estação).
Por último, a glaciação ocorre por causa do fenômeno da precessão, em outras palavras, a variação do eixo de rotação terrestre. Estas causas gerais se combinam de certa maneira e acabam criando um tipo ou outro de glaciação.
O geólogo suíço Louis Agassiz comparou a paisagem rochosa da América do Norte com as geleiras montanhosas na Suíça e concluiu que o território norte-americano permaneceu coberto de gelo há milhões de anos.
Na década de 1950 foram realizados novos testes no leito marítimo e mostraram que durante os períodos arcaicos da Terra já havia glaciação. Esta informação permite compreender melhor a história geológica do nosso planeta e as mudanças climáticas.
As evidências científicas que demonstram o fenômeno da glaciação são encontradas nos vales em forma de U (os vales com este formato indicam que havia uma abundância de gelo no passado). Segundo a maioria dos estudos realizados na atualidade, estamos diante de um período interglaciar.
Entre os séculos XIV e XIX houve um resfriamento notável das temperaturas.
Não há certeza absoluta sobre as causas que poderiam explicar este fenômeno, mas várias hipóteses são tratadas: uma ligeira diminuição da atividade solar, as mudanças naturais no clima e na ação humana.
Imagens Fotolia: Alexandrafenec, Michael Rosskothen
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (nov., 2018). Conceito de Glaciação. Em https://conceitos.com/glaciacao/. São Paulo, Brasil.