Conceito » Ciência » Holoceno

Holoceno - Conceito, o que é, Significado

A história de vida de nosso planeta apresenta uma constante evolução biológica. Paralelamente, a própria Terra teve um processo evolutivo e inúmeras mudanças. Para entender estas alternâncias, utiliza-se uma divisão temporal: as eras geológicas, sendo que o holoceno compreende uma dessas fases.

Uma era se estabelece a partir de um fato de grande importância, como uma glaciação ou o surgimento de uma espécie animal.

A história da Terra está dividida em quatro grandes eras: a pré-cambriana, a paleozoica, a mesozoica e a cenozoica. Nesta última se formou uma estrutura continental que existe até hoje. Por outro lado, a era cenozoica está dividida em três grandes períodos: o Quaternário, o Neogênico e o Paleogênico. O primeiro está dividido em dois períodos: o Pleistoceno e o Holoceno.

O termo holoceno provém do grego e literalmente quer dizer "totalmente recente"

Características gerais

Trata-se de uma nova fase geológica provocada por um processo de degelo do planeta. Esta fase ocorreu há 12 mil anos e representou o início de uma nova era climática. Neste sentido, as mudanças no clima vieram acompanhadas de uma série de efeitos no meio ambiente: níveis estáveis de CO2, extinção de espécies de animais e plantas, avanço da massa florestal, mudanças drásticas na flora, surgimento de espécies de mamíferos de tamanho menor, assim como o crescimento de árvores, por exemplo, o carvalho e as plantas coníferas. Estes efeitos chegaram a produzir outros: mudanças nos processos migratórios das manadas e a subida do nível do mar.

Dentro do holoceno surgiram as primeiras civilizações humanas

Além das mudanças climáticas e seu impacto sobre o meio ambiente, durante a era do holoceno a espécie humana teve um salto qualitativo. Assim, os seres humanos começaram a organizar-se em grupos sociais cada vez mais avançados.

Com um clima mais quente e estável os homens já não precisavam mais mudar de localização de forma constante. Consequentemente, o nomadismo foi aos poucos sendo abandonado e iniciou-se um período sedentarismo. Com este importante avanço foi dado um passo definitivo para a criação de cidades organizadas e a formação das primeiras civilizações (a palavra civilização provém precisamente do vocábulo cidade).

Do ponto de vista da arqueologia o holoceno está dividido nos seguintes períodos: Mesolítico, Neolítico, Calcolítico e a Idade dos metais.

Imagem: Fotolia. Marina

Relacionados:

  1. Eras Geológicas
  2. Pleistoceno
  3. Era Mesozoica
  4. Triássico
  5. Metáfase
  6. Jurássico
  7. Antiguidade Tardia
  8. Pangeia
  9. Glaciação
  10. Eixo Cronológico