Função - Conceito, o que é, Significado

FuncaoO termo função se refere a uma relação estabelecida entre duas variáveis ou elementos. Ela pode ser explicada facilmente através dos eixos cartesianos, onde os valores de um dos elementos se relacionam com os outros. Dada esta circunstância, o termo função é utilizado normalmente como um sinônimo de vinculação. Outro uso habitual deste termo se vincula ao papel que um objeto ou indivíduo tem em um determinado contexto. Assim, por exemplo, pode-se dizer que uma pessoa cumpre determinada função em seu trabalho. A partir desta perspectiva se explica, por exemplo, a expressão funcionário público.

A função matemática é muito utilizada nas ciências e é um modo de simplificar uma grande quantidade de conceitos. Na economia, por exemplo, é utilizada especialmente para mostrar as variações de preço, de volume, etc. Um dos conceitos mais evidentes é a interação entre a oferta e a demanda, que explica justamente a relação entre duas variáveis, quantidade e o preço. Um preço maior terá mais oferta de um bem e por vezes menor demanda; por outro lado, um menor preço terá menos oferta e maior demanda. Quando a oferta e a demanda se cruzam, determina-se o preço justo, aquele que o mercado mostra.

Em relação à função como um modo de integração em um determinado contexto social, esta circunstância apresenta também em alguns casos uma vantagem econômica. Uma pessoa costuma cumprir uma função dentro da sociedade de tal forma que faça uso de suas melhores capacidades diante das atividades a desenvolver. O mesmo critério pode ser aplicado aos países, onde se pode evidenciar um conjunto de atividades produtivas sobre as outras. Neste caso, as atividades se mantêm vigentes pela eficiência do país em questão. Seria ineficaz que um país se aproxime das atividades que não está preparado, pois assim se renderia à concorrência externa. Desta forma, as nações, do ponto de vista econômico, cumprem com suas funções em relação às outras, dedicando-se ao que está mais preparada e ao que é mais produtiva. Esta circunstância se refere muitas vezes como a lei das vantagens comparativas.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: