A palavra feminino permite que se refira a tudo aquilo que é próprio ou relativo às mulheres, portanto, quando se fala de algo ou alguém feminino é porque representa efetivamente os traços inerentes à feminilidade como: delicadeza, sensibilidade, entre outras características que se associam normalmente às mulheres.
Também, a palavra “feminino” se aplica para se referir ao ser que está dotado de órgãos sexuais e é plausível de ser fecundado.
No entanto, na Biologia, o sexo feminino é aquele sexo que produz óvulos; o óvulo é considerado como a célula sexual feminina por excelência e é produzido justamente pelas mulheres, geralmente, a cada 28 dias, desde que a mulher entra na etapa da puberdade até aproximadamente depois dos sessenta anos. Uma vez que o óvulo amadurece nos ovários, segue seu caminho até as trompas de Falópio onde se encontra com os espermatozóides, as células masculinas produzidas pelos órgãos sexuais masculinos; quando ambos se unem formam um zigoto que mais tarde será um novo indivíduo.
Por outro lado, gramaticalmente, o gênero feminino é aquele que nos permitirá denominar as pessoas que pertencem justamente a este gênero, sejam humanos, animais ou objetos, ou seja, tudo que seja feminino, e que seja expresso em orações deverá estar acompanhado do gênero correspondente para evitar cair em discordâncias de gênero e formar erroneamente orações; por exemplo, a vida é linda é uma oração correta, enquanto que o vida é linda não é correto, por ser uma oração discordante.
O círculo fusionado com uma cruz na parte inferior é o símbolo que expressa mundialmente o feminino que vem a ser a Deusa Vênus com um espelho na mão.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jul., 2013). Conceito de Feminino. Em https://conceitos.com/feminino/. São Paulo, Brasil.